Junto com chegada de dezembro (às vezes até antes), chegam os pedidos de brindes e presentes, não é mesmo? Os pedidos surgem de todos os lados: clientes, departamento comercial, fornecedores, parceiros comerciais. O que não falta é pedido de brinde, de caixinha de fim de ano e de presente! Quase um acharque, certo?!
Como sair dessa teia sem quebrar a relação comercial?
Você sabia que uma simples política de brindes e presentes pode te ajudar nesses casos? A política de brindes e presente tem por função delimitar que tipo de presente e brindes são permitidos dar e receber; qual o valor máximo permitido dos presente e brindes, quem pode dar e quem pode receber, entre outros detalhes sobre cordialidades comerciais.
É o fim da zona cinzenta
Muitas relações comerciais fraudulentas se utilizam da desculpa de brindes e presentes para legalizar fraudes. Por isso, quando uma política de brindes e presente descreve o que é permitido e o que é proibido, ela acaba com a zona cinzenta entre a cordialidade e uma intenção fraudulenta.
Deseja saber como criar uma política de cordialidades (brindes, presentes, entretenimento e hospitalidades)? Conheça o artigo exclusivo para assinantes CompliancePME. Ainda não é um assinante? Assine agora!
Se você ainda não é inscrito na nossa newsletter, inscreva-se agora para acompanhar as novidades quinzenais de compliance.