Você sabia que existe diferenças entre um Programa de Compliance e um Programa de Integridade? O primeiro passo para entender melhor um Programa de Compliance ou Programa de Integridade é conhecer suas diferenças! Veja agora as principais.
A saber, a adoção de qualquer um dos Programas pela companhia é uma estratégia de sobrevivência na atualidade, seja pela existência das inúmeras leis e regulamentações nacionais e internacionais que abordam o tema, seja devido a exigência do próprio mercado.
Por disso, a implementação de um Programa é ainda um diferencial competitivo para qualquer empresa. Isso pois ainda temos muitas organizações que não investem nesses Programas. Dessa forma, aquelas que assim fazem, são destaque no mercado.
Programa de Integridade ou Programa de Compliance
A saber, um Programa de Integridade, por exemplo, é aquele que implementa medidas anticorrupção, ou seja, com a finalidade específica de combater fraudes, irregularidades e demais atos ilícitos.
Por outro lado, um Programa de Compliance, que recebeu a devida atenção no Brasil apenas com o advento da Lei Anticorrupção, é uma ferramenta mais antiga. Mais precisamente da década de 1990, quando as Organizações Financeiras implementaram o Programa por exigência legal e normativa.
A intenção das normas era tratar a prevenção à lavagem de dinheiro, promover o comprometimento das Instituições com as finanças sustentáveis e elaborar diretrizes de condutas éticas.
O Programa de Compliance se define como um conjunto de procedimentos para o cumprimento de regras em geral. Isso para atender às exigências legais, normativas e éticas, assim como as normas internas de cada empresa. E desta forma, além de seguir leis e regulamentos externos, a organização precisa investir também em um eficiente controle interno e estar atenta aos riscos operacionais do negócio.
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Ou seja, contempla não somente regulamentações externas, como também internas da própria companhia.
Mas a realidade é que, ao final do dia, os Programas de Compliance e de Integridade caminham juntos. Cada qual se adequa à realidade empresarial, trazendo benefícios para a companhia e para o mercado como um todo.
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Por Camila Chiganer