As 6 Estratégias para Evidenciar o Apoio da Alta Administração ao Programa de Compliance

Atualmente a legislação brasileira está evoluindo para que os programas de Compliance e Integridade tenham medidas efetivas relacionadas a sua implementação.  Podemos notar esse movimento evidenciado na ISO 37301 – Gestão de Compliance e Antissuborno, no novo Decreto 11.129/2022, que regulamenta a Lei Anticorrupção e até mesmo na Lei 14.557/22, que determina a obrigatoriedade da…

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo.

Governança, Compliance e a Sociedade Anônima do Futebol

A governança e o compliance são considerados temas novos no futebol, ao contrário do clube-empresa, que já é debatido no país desde as primeiras iniciativas em outros países. Na década de 90, o tema ganhou força com mudanças legislativas que ocorreram na Lei Zico (93) e Lei Pelé (98). No entanto, apesar de alguns clubes…

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo.

Presente e brindes na cultura brasileira

Se tem algo pelo qual nós, o povo brasileiro, somos reconhecidos é o nosso espírito festeiro e acolhedor. E que atire a primeira pedra quem nunca ficou ansioso pelas festas de fim de ano ou então quem não conhece um senhorzinho que distribui chocolate para todos os atendentes de banco e farmácia. Há quem acredite…

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo.

A importância da autonomia e da liberdade do compliance

O sucesso do programa de compliance está diretamente ligado a autonomia e a liberdade que o departamento de compliance da empresa tem. Diretamente ligado você deve estar se perguntando. E a gente te responde: sim, diretamente ligado! Vem com a gente que vamos te explicar o porque. Um departamento de compliance tem, no seu dia…

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo.

A área de compliance e sua importância para o programa de compliance

Dentre os inúmeros alicerces de um programa de compliance, merece destaque a importância de se definir uma área interna responsável por desenvolver, implementar e monitorar o programa. Se faz necessária a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos adequados, além de autonomia para que o departamento possa cumprir com suas funções de forma livre e…

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo.

Canal de Denúncias Interno x Canal de Denúncias Externo

O Canal de Denúncias é uma das principais ferramentas de um Programa de Compliance. Se a empresa não possui um Canal de Denúncias, ela não consegue demonstrar os resultados reais do seu Programa de Integridade, ainda que os demais requisitos estejam contemplados. Cerca de 50% dos desvios de condutas (como fraudes, corrupção, assédio, discriminação) ocorridos…

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo.

Izabel de Albuquerque Pereira

O Código de Conduta: Como construí-lo de modo a influenciar positivamente a Cultura Organizacional?

Por Izabel de Albuquerque Pereira*   Não há dúvidas de que o Código de Conduta é um elemento essencial de todo e qualquer Programa de Compliance que se pretende efetivo. Mas como elaborá-lo de modo a garantir a sua efetividade e, com isso, influenciar positivamente a cultura organizacional? Idealmente, a elaboração do Código é feita com…

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo.

Compliance para escritórios de advocacia

Por Nathália Göpfert   Todos nós advogados conhecemos a importância de seguir o Código de Ética e Regulamento da OAB, mas com frequência, muito colegas não se atentam – ainda – a necessidade de ter também em seus escritórios um programa de integridade efetivo com um código de conduta e políticas específicas. A advocacia é…

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo.

Brindes e Presentes de Fim de Ano

Junto com as festas de fim de ano, chega também o alvoroço dos brindes e presentes de fim de ano. Receber e distribuir brindes e presentes faz parte da cultura brasileira, é uma cordialidade e pode ser um tiro no próprio pé proibir tal prática dentro da sua empresa. Mas se não proibir, o que…

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo.

Sua empresa está preparada para o gerenciamento de uma crise de imagem?

Nunca se deu tanta importância ao tema como nos dias atuais. Dois pilares muito importantes sustentam esta afirmação: a rapidez da disseminação da notícia e o impactante poder de influência do que é publicado nas redes sociais. Certa vez, o filantropo americano Warren Buffett disse: “são necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas…

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo.