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Comunicação é um fator muito importante para o setor de compliance de uma empresa. É através dela que é será possível disseminar os valores da empresa para o público interno e também para o público externo. Uma boa comunicação é imprescindível, mas o excesso não garante a qualidade; é preciso se comunicar bem, ou seja, com qualidade e assertividade.

Confira os erros mais comuns que ocorrem na comunicação de compliance.

1) Não conhecer o público interno e não saber se comunicar diretamente com ele

A área de compliance que não conhece o seu público interno, consequentemente não sabe se comunicar diretamente com ele. Esse erro acaba refletindo na perda de uma grande oportunidade de criar maior proximidade e laços com os colaboradores da empresa.

Dica: Faça um levantamento de faixa etária, grau de instrução, etc.. Isso tudo pode te ajudar direcionar melhor a sua comunicação. Talvez seja necessário dividir a comunicação por áreas, usar termos menos específicos para determinado grupo de colaboradores. Se precisar de ajuda para traduzir termos, conte com o Glossário da CompliancePME.

2) Não investir em ferramentas de comunicação

Acreditar que a notícia irá circular “sozinha”, ou no boca-a-boca é uma forma da comunicação ficar exposta, sujeita a ruídos e com múltiplas interpretações.

Dica: Se utilize de programas gratuitos de disparo de e-mails ou de meios de comunicação internos que cheguem a todos os funcionários. Não abra mão do velho e bom cartaz de comunicação, pode ser extremamente útil para determinados grupos de colaboradores, em especial aqueles que não tem acesso as ferramentas tecnológicas de comunicação no dia a dia da empresa. Utilize meios de comunicação escrita e falada.

3) Não dar voz aos colaboradores

Comunicação pressupõem diálogo e não há diálogo onde só um lado fala. É necessário abrir espaço de fala para que todos os colaboradores possam se sentir a vontade de trocar com o setor de compliance. Pode ser que tragam eventuais dúvidas de uma forma mais discreta, ou que desejem contribuir com suas opiniões, pontos de vista e novas ideias.

Dica: Coloque em prática a política de portas aberta. Reforce a sua disponibilidade em atender os colaboradores sempre que eles desejarem dividir com você alguma coisa.

4) Realizar campanhas internas que não refletem a realidade da empresa

Invista tempo e dinheiro em campanhas internas que vão reforçar os verdadeiros valores da empresa. Foque nos itens que precisam ser mais trabalhados.

Dica: Faça um planejamento da comunicação e trabalhe periodicamente os valores da empresa. Lembre-se de comunicar os assuntos que mais tem aparecido no relatos do seu canal de denúncias.

5) Transmitir o posicionamento de maneira ineficiente

É imprescindível que o posicionamento da empresa chegue de forma clara aos diversos colaboradores de forma eficiente, caso contrário, será só mais um comunicado inútil. Foque dar àquele público as informações que lhe são pertinentes. Porque comunicar sobre relacionamentos com agente público ao um colaborador que nunca interage com em nome da empresa com um servidor público?

Dicas: Use a linguagem (falada, escrita ou gestual) necessária e adequada para atingir o público que deseja, foque em comunicar o que é necessário. Não tem porque um comunicado ter 3 páginas na fonte tamanho 9 e nem porque um treinamento básico durar 5 horas.  .

6) Comunicados em excesso

Enviar comunicados de forma regular é diferente de enviar comunicados em excesso e sem intervalos. Comunicar não significa perturbar, tome cuidado!

Dica: Planeje a sua comunicação. Crie uma agenda de comunicação de compliance.

7) Não realizar feedbacks

Receber um feedback é uma forma do setor de compliance conseguir perceber o que está dando certo e o que está acontecendo de errado durante a implementação do programa de compliance. Agarre a chance de melhorar a atuação do setor.

Dica: Realize rodadas periódicas de feedback e esteja aberto a ouvir onde o seu trabalho pode melhorar. Implemente as mudanças necessárias e comunique aos colaboradores as novidades.

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