BlogO que é compliance?

Não vamos fugir do clichê, pois ele ajuda a entender. A tradução de compliance vem do verbo em inglês to comply, que pode ser entendido como “agir em conformidade”.

Mas isso você já viu em outros lugares. Por isso, aqui queremos explorar de forma mais profunda o que é compliance e o que é um programa de compliance.

O que é Compliance?

Compliance se trata de estar em conformidade com as leis, as regras e normas internas e externas e, principalmente, de manter o negócio dentro das orientações da própria empresa, dos seus parceiros, fornecedores, clientes e das regras sociais, morais e legais.

Para que uma empresa consiga atender e se manter dentro de todas as expectativas de seus stakeholders, a melhor ferramenta é o programa de compliance, necessita do apoio da alta administração e visa identificar os riscos aos quais a empresa está exposta, mitiga-los e controlar as operações de empresa para que os gatilhos dos riscos não sejam acionados.

Após identificados os riscos, faz parte do programa de compliance a elaboração do código de conduta, que pode ser definido como as diretrizes gerais da empresa. É preciso também elaborar as políticas internas que vão representar de forma mais profunda e direcionada as regras sobre determinados assuntos. Outro importante pilar do programa de compliance é a elaboração e colocação em prática de controles internos, que trarão maior segurança na execução de tarefas do dia-a-dia da empresa.

Agora que você conheceu mais sobre o que é compliance, a próxima pergunta que surge é:

O que é Programa de Compliance?

Nada adianta saber o que é compliance, se não houver aplicação prática em sua empresa. Nesse sentido, a comunicação e treinamento para a equipe são pontos fundamentais para fomentar uma cultura de ética e integridade.

É parte de um programa de compliance:

  • treinar e reforçar os treinamentos de forma periódica para que os colaboradores sejam informados e relembrados sobre as regras internas e externas que precisam ser seguidas.

Conheça um pouco mais do que compõe um Programa de Compliance eficiente:

Canal de Denúncias

Sabemos que, apesar do máximo esforço de treinamento e comunicação, sempre pode haver um desvio de conduta e, uma das melhores formas de se tomar conhecimento desses desvios é através do recebimento de relatos no canal de denúncias.

Sendo o canal de denúncias uma ferramenta externa e independente, conte com ele e com a segurança que os stakeholders vão ter, para receber relatos que podem desaguar na necessidade de realizar investigações internas.

Você já sabe o que é um canal de denúncias? Conheça mais sobre  clicando aqui.

Outro ponto extremamente importante num programa de compliance é evitar contratações e relacionamentos indevidos ou com pessoas indevidas, para isso, use e abuse das due diligences.

Due Diligence e Background Ckeck

Conheça melhor com quem você está se relacionando ou quem você pretende se relacionar, faça uma pesquisa de background check e conheça as nuances do passado de cada um dos seus stakeholders.

Uma ferramenta muito importante para isso são dossiês de background check. Essas ferramentas acessam uma ampla base de fontes e fazem pesquisas a partir de dados oferecidos, como CPF ou CNPJ.

Nós temos uma solução completa com essa e outras ferramentas para sua empresa. Você pode conhece-las clicando aqui!

Por último, mas não menos importante, realize auditorias e monitore o seu programa de compliance, somente conhecendo quais são e onde estão as falhas do compliance é que se torna possível corrigir e aprimorar o compliance da empresa.

Compliance na Prática

Um programa de compliance é algo muito mais amplo e profundo do que uma simples tradução de compliance.

É o conjunto de mecanismos que visam evitar com que a empresa encare problemas éticos que podem enfraquece-la perante ao mercado e até mesmo comprometê-la em termos financeiros e até do ponto de vista da sua existência.

Veja mais sobre programas de compliance em nosso artigo: clique aqui.

Compreender o conceito de compliance e saber como implementar um programa eficiente é fundamental para qualquer empresa que deseja se manter competitiva e ética em um mercado cada vez mais regulado. Investir em compliance não é apenas uma questão de cumprir as leis, mas também de garantir a sustentabilidade e o crescimento dos negócios a longo prazo.

Dessa forma, é crucial para os profissionais e empresários estarem atualizados sobre o que é compliance e como aplicar as melhores práticas no dia a dia das empresas. A implementação adequada de um programa de compliance pode levar a uma cultura organizacional mais ética, redução de riscos e aumento da confiança dos stakeholders no negócio.

Em resumo, compliance é um aspecto-chave para o sucesso de qualquer empresa moderna e responsável. Ao entender e aplicar as melhores práticas de compliance, você estará ajudando sua organização a prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e regulamentado.

Para levar compliance para sua empresa, conte com o apoio especializado de uma consultoria em compliance. A CompliancePME tem ampla experiência em implementar o compliance na prática com empresas de diferentes segmentos. Entenda melhor a nossa metodologia: clique aqui!