Denúncia liga trabalho escravo ao café de Nestlé e Starbucks

A Nestlé e a AmRest, que administra a Starbucks, foram denunciadas na Alemanha por comprarem café brasileiro supostamente associado a trabalho análogo à escravidão, trabalho infantil e tráfico de pessoas. Também foram relatadas violações de direitos humanos na China, no México e em Uganda. Os relatos foram apresentados na última quarta-feira (29/10) ao Escritório Federal…

Compliance preditivo: a nova geração dos programas de integridade

Durante anos, o compliance funcionou como o freio de emergência das organizações. Entrava em ação quando algo dava errado, um desvio, uma denúncia, uma investigação. Era o guardião das regras, mas raramente o intérprete dos sinais. O problema é que, em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico, a conformidade reativa já não basta.…

Duelo entre Popó e Wanderlei termina em briga generalizada

O duelo entre Popó Freitas e Wanderlei Silva não terminou da forma esperada pelos espectadores. Neste sábado, os dois lutadores se enfrentaram no combate principal do Spaten Fight Night, em São Paulo. A luta estava prevista para oito rounds, no entanto, Wand foi advertido em três momentos do embate e o confronto terminou no quarto…

AI vs. The Creator Economy: Will Meta’s Vibes and Sora 2 Kill the Influencer Star?

AI Enters the Creator Arena. Meta’s Vibes and OpenAI’s Sora 2 introduce AI-generated social video feeds that challenge human-made content. Authenticity Still Wins. Audiences crave real voices and perspectives, making AI’s inauthenticity a weak substitute for true creators. Selective Disruption Ahead. While models and brand spokespeople face real risk, creators with originality and loyal audiences…

Estamos mesmo levando o Jogo Responsável a sério?

Na última semana, tive o prazer de participar novamente de um painel da BIS, desta vez em Brasília, onde tudo acontece. Falei novamente sobre a importância de tratar o Jogo Responsável com seriedade e não como um rodapé de comercial ou de post publicitário. Então, fica a pergunta: estamos realmente tratando o Jogo Responsável como…

O silêncio corporativo que adoece

Passados cinco anos da primeira edição da pesquisa Trabalho Sem Assédio, Think Eva e LinkedIn voltam a campo em 2025 para mapear o cenário do assédio sexual e moral no ambiente profissional brasileiro. O novo levantamento, que ouviu mais de 3 mil pessoas em todo o país, expõe uma ferida que o discurso corporativo ainda…

Reforma nas regras: trabalho escravo e o impacto na Nova Lei de Licitações

Por Aurora Barros* O combate ao trabalho escravo e análogo à escravidão permanece como um dos maiores desafios da sociedade brasileira contemporânea. A atuação estatal, especialmente por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem se intensificado com instrumentos normativos e administrativos que visam não apenas identificar e punir os infratores, mas também induzir…

Quando a demissão vira manchete

O mês de setembro foi marcado por uma notícia de grande repercussão: o banco Itaú, o mais lucrativo do Brasil, anunciou a demissão de cerca de mil funcionários que atuavam em regime de trabalho remoto. Em nota, o banco justificou os cortes como resultado de uma “revisão criteriosa”, destacando a quebra de confiança como fator…

Marcas e instituições reforçam mobilização contra o assédio

Uma pesquisa recente apontou que 75% das mulheres das 10 maiores cidades do Brasil já sofreram assédio sexual. Os dados são do estudo Mulheres 2025, feita pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). Locais públicos como ruas, praças, parques, praias, transporte público e carros de aplicativos…