Desde a implementação do Canal de Denúncias da plataforma do Ouvidor Digital, em 2018, foram coletadas mais de 13 mil denúncias, sendo elas 3.997 de casos de assédio, ou seja 28,73% de todas as denúncias recebidas foram casos relacionados a assédio moral ou sexual, provando que tais violências não só são numerosas, mas são uma realidade no ambiente de trabalho.

Os Dados de 2021 x 2022 sobre denúncias nas empresas brasileiras

Comparando os dados de 2021 com os dados de 2022, observa-se um aumento de 67% no número de denúncias gerais, enquanto ao número de denúncias relacionadas a assédio cresceu 45%, no entanto, o número de denúncias procedentes caiu 7,3%. O que isso pode significar?

A possibilidade é que pode ter existido sim um aumento nos casos de assédio, porém, uma denúncia feita com pouca ênfase nas provas pode acabar não se tornando uma denúncia procedente. Trazendo à tona a dificuldade e o debate necessário para que essas vítimas tenham mais consciência de como fazer a denúncia de forma mais efetiva.

Ter um Canal de Denúncias Eficiente e Efetivo

E isso acende também um alerta para a empresa, que deve reavaliar se seus canais de denúncias estão funcionando de forma efetiva.

Por fim, é importante lidar com outro fator grave: sempre existe a possibilidade, forte, de subnotificação. E sabendo disso, quais são as responsabilidades das pessoas sobre a importância de não deixar passar uma situação em que cabe uma denúncia?

A saída que algumas empresas encontram é realizar treinamentos e estimular momentos de debate sobre o assunto, e esta alternativa, embora pouco eficaz em casos que envolvam hierarquia, serve como forma de pavimentar o caminho que essas vítimas devem seguir.

Amanhã, falaremos como o assédio afeta a saúde física e mental dessas vítimas, e como isso consequentemente gera um desgaste no desempenho desse profissional.

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