Blog

Com a exigência cada vez maior de que as empresas estejam em compliance, e, portanto, tenham um programa de compliance implementado, o mercado de trabalho tem crescido exponencialmente nos últimos anos e provavelmente vai seguir assim pelos próximos.

Mas como se preparar para entrar nesse mercado? Você sabe?

Atualmente no Brasil não há uma graduação específica para formar uma pessoa na área de compliance, ou seja, você pode ser advogado, administrador, economista, psicólogo, contador, profissional de RH, engenheiro etc. O importante é a vontade de trabalhar com ética, integridade e conformidade.

Contudo há cursos de pós graduação e MBAs que tratam especificamente do tema compliance e esses são sempre bem vindos para agregar conhecimento e hard skills como gestão de projetos, conhecimentos multidisciplinares que vêm de áreas diferentes da sua formação primária, capacidade de estabelecer objetivos e meta e capacidade de criar indicadores. Outro ponto importante é a nossa compreensão sobre o negócio no qual se está trabalhando.

Soft skills são também muito importantes no mundo compliance, cabe destacar as seguintes: capacidade de incentivar sua equipe; capacidade de se relacionar e estar disponível para todos stakeholders, capacidade de se adaptar a realidade que se apresenta e se modifica com alta velocidade e capacidade de criar conexões com as demais áreas e pessoas da empresa. É importante que o profissional de compliance goste de gente!

E justamente pela pressa imposta pelo mercado, as empresas não estão com tempo hábil de formar um profissional em casa e por isso, vão ao mercado buscar profissionais com alguma experiência, seja para atender o departamento de compliance in house ou para atender como consultoria.

E a pergunta é: como ganhar experiência se as empresas querem profissionais com alguma experiência? Bem, aqui vão algumas dicas de por onde você pode começar:

– Participe de grupos de estudos e de discussões sobre o tema para se manter atualizado e fazer network;
– Faça cursos que prezem pela prática; e
– Ganhe experiência profissional com atividades pro bono.