O Código de Conduta de uma empresa é um dos pilares do programa de compliance. Nele devem estar definidas as orientações e diretrizes gerais da empresa, em resumo, deve conter as condutas aceitas e as rechaçadas pela empresa, é um balizador da cultura organizacional.
Importante saber
Importante se atentar que deve ser um documento de orientação e de fácil acesso e leitura por todos os colaboradores, caso contrários vira só mais um bolo de papel dentro das gavetas e que ninguém sabe o que diz, nem para que serve.
É muito importante que o Código de Conduta contenha uma mensagem da alta administração como forma de demonstrar o apoio e a importância do documento, do programa de compliance e de se seguir as orientações. Deve ser uma mensagem otimista, mas realista; não adianta colocar em palavras o que não acontece na realidade da empresa. Quando o colaborador lê o Código de Conduta, a mensagem da alta administração deve servir de exemplo, inspirá-lo a ser ético.
Cada vez mais as empresas tem prezado por Códigos de Conduta enxutos, que passem as diretrizes gerais e valores da empresa, pois acredita-se que ao conhecer as diretrizes gerais e os valores, qualquer stakeholder vai saber como agir em nome da empresa caso encare um dilema ético no seu dia-a-dia.
Não basta que os stakeholders recebam o Código de Conduta da empresa, é preciso que o departamento de compliance, faça treinamento e comunique com certa periodicidade os principais pontos tratados pelo Código de Conduta.
Para além do treinamento e da comunicação é importante que o documento do Código de Conduta esteja disponível para consulta caso alguém tenha dúvida sobre como agir em determinadas situações. Boas soluções são disponibilizar o arquivo na rede interna da empresa ou até mesmo, para atingir os stakeholders externos, deixá-lo disponível no site da empresa.
É importante que o Código de Conduta da empresa, seja divulgado não só para os colaboradores, mas também aos parceiros, fornecedores, cliente, ao mercado e à sociedade em geral. Essa atitude gera confiança e credibilidade, além de fortalecer a transparência que cada vez mais vem sendo exigida das empresas.
Já sobre o conteúdo, itens que não podem faltar no Código de Conduta são:
- objetivo, ou seja, qual é o comportamento esperado dos colaboradores
- princípios de valores da empresa
- abrangência, ou seja, quem está submetido ao documento
- diretrizes e regras gerais da empresa
- exemplos de condutas aceitáveis e reprováveis
- informações sobre o canal de denúncias