Blog

Código de ética ou código de conduta, qual seria a sua escolha? Embora intimamente relacionados, os termos possuem nuances específicas que merecem nossa atenção na hora da escolha do nome do principal documento do programa de compliance. Calma, você pode contar com a ajuda do time de consultoria da CompliancePME para essa escolha!

A função do principal documento de um programa de compliance é orientar quais são as ações que a empresa aceita, tolera e deseja que sejam tomadas por parte de todos aqueles que têm relacionamentos com a empresa.

 

Código de Ética

Partindo da ideia de que ética é um conjunto de princípios morais que varia de acordo com as percepções individuais e que o que é considerado ético por uma pessoa pode não ser para outra, parece que Código de Ética não é a melhor das opções de nome, em especial, porque tal documento deve refletir a escolha da empresa e não as escolhas individuais de cada funcionário.

 

Código de Conduta

Por outro lado, conduta se refere ao modo de agir. Um código de conduta seria um conjunto de regras capaz de definir quais são os comportamentos e ações esperadas por parte da empresa em relação aos funcionários, o que parecer ser bem mais adequado para o nome do principal documento de um programa de compliance.

Embora os termos tenham distinção conceitual entre si, na prática, é muito comum a utilização de ambos para nomear o conjunto das ações que a empresa espera que sejam tomadas por parte dos funcionários no dia a dia.

 

E que tal Código de Conduta e Ética?

Há também no mercado, uma crescente vertente pela adoção da nomenclatura “código de conduta e ética”, que busca reforçar a ideia da conduta sem deixar de lado o peso da palavra ética.

E lembre-se, os momentos de revisão das políticas e código são ótimos para essas adequações! Conte com o time da CompliancePME para esses momentos monitoramento e revisão do seu programa de compliance!