Blog

Você sabe a diferença entre código de ética e código de conduta?

Ética é um conjunto de regras de valor moral, ou seja, cada individuo tem a sua concepção de ética. O que é ético para um, pode não ser para outra pessoa.

Portanto, na teoria, quando falamos de código de ética, estamos nos referido a um manual que busca definir o que são atitudes éticas para aquela empresa, ou seja, quais são os valores morais aceitáveis dentro daquela instituição.

Já o termo conduta significa modo de agir e consequentemente um código de conduta, na teoria, é um conjunto de regras que definirão os modos de agir aceitáveis naquela empresa.

Na prática código de conduta e código de ética fazem referência ao mesmo tipo de documento, aquele que reflete para toda a empresa as condutas que são consideradas éticas no âmbito daquela organização e que, portanto, são esperadas dos seus funcionários enquanto representantes da empresa sigam.

Cada dia mais, estamos vendo as empresas adotarem a nomenclatura código de conduta e ética, pois assim fica garantido que naquele documento estão definidas as condutas que são consideradas ética pela empresa e que a empresa espera que seus funcionários assumam em seu nome.