Blog

Em um mundo cada vez mais interconectado, a reputação de uma empresa pode ser afetada pelas práticas de seus fornecedores. Histórias de redes de fast fashion envolvidas em escândalos de trabalho escravo ilustram claramente a importância do compliance na cadeia de fornecedores.

A maneira como um fornecedor conduz seus negócios pode ter um impacto significativo em uma grande empresa, manchando sua reputação e potencialmente levando a consequências legais.

A Necessidade de Compliance na Cadeia de Fornecedores

Grandes empresas com programas efetivos de compliance estão cada vez mais exigindo que seus fornecedores também implementem tais programas. Para pequenas e médias empresas que desejam fazer parte da cadeia de fornecedores de uma grande empresa, a implementação de um programa de compliance tornou-se uma necessidade incontornável.

No entanto, ter um programa de compliance apenas para mostrar não é suficiente. O programa precisa ser efetivo e verificável, pois muitas vezes as grandes empresas exigem comprovação de compliance antes de assinar um contrato de fornecimento.

A implementação de um programa de compliance efetivo começa com uma avaliação de riscos. Este processo envolve a identificação e avaliação dos riscos de compliance que sua empresa pode enfrentar como fornecedor. Os riscos podem variar dependendo do setor em que você opera, do tamanho da sua empresa, e de uma série de outros fatores.

Uma vez que os riscos tenham sido identificados e avaliados, o próximo passo é desenvolver políticas e procedimentos de compliance. Estas políticas devem ser claras, abrangentes e facilmente compreensíveis para todos os funcionários. Elas devem abordar todos os riscos identificados durante a avaliação de riscos e fornecer orientações claras sobre como lidar com esses riscos.

Construindo uma Cultura de Integridade

O principal ponto do compliance na cadeia de fornecedores é ter todas as partes comunicando e construindo uma relação de integridade e parceria, atento aos riscos existentes em cada negócio e na sua específica atuação.

Para se fortalecer uma cultura, é fundamental duas coisas: treinamento comunicação. Todos os colaboradores e parceiros de uma empresa devem ter acesso a treinamento regular sobre políticas e procedimentos de compliance da sua empresa. Cabe à grande empresa deixar clara a expectativa de que seus fornecedores tenham práticas bem definidas em relação a esses dois pilares.

Com a comunicação e treinamento sobre temas relacionados à ética e a integridade, podemos construir uma cultura de compliance que transcende a empresa e serve de referência e boas práticas para os fornecedores.

O compliance também requer monitoramento e revisão contínuos. Isso pode incluir auditorias regulares para garantir que as políticas e procedimentos estão sendo seguidos, e revisões periódicas do programa para garantir que ele continua eficaz.

É fundamental também implementar um canal de denúncias. O canal de denúncias é uma ferramenta essencial para o compliance na cadeia de fornecedores, pois permite que os funcionários relatem suspeitas de violações de compliance de maneira segura e anônima.

Compliance na Cadeia de Fornecedores como Diferencial Competitivo

Compliance na cadeia de fornecedores é mais do que apenas um conjunto de regras a seguir. É uma parte integrante da cultura de uma organização, refletindo seu compromisso com a integridade e a ética. Portanto, um programa de compliance não é apenas uma necessidade legal, mas também uma prática de negócios inteligente que pode levar a um sucesso sustentável a longo prazo.

Tenha certeza que ter um programa de compliance eficaz implementado na sua empresa é fundamental para abrir novas oportunidades de negócio e de parcerias com grandes empresas.

Quer saber mais sobre como implementar compliance em sua empresa? Acesse esse link e conheça nossa metodologia exclusiva!