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Nenhuma outra área talvez tenha tanto a ganhar com a implementação da cultura do compliance quanto a construção civil. E vamos refletir aqui sobre o porquê.

Compliance na Construção Civil

O compliance tem se tornado cada vez mais necessário na construção civil, visto que essa área convive com desafios cotidianos que envolvem gerenciamento de equipes, cadeia de fornecedores e o extenso volume de dados gerados e movimentados a cada projeto.

É importante também lembrar que as limitações na comunicação são persistentes nesse setor, pois, na maioria das vezes, opera com times espalhados em meio à várias obras, que acontecem de forma simultânea. Tudo isso torna praticamente impossível a presença de um gestor acompanhando de perto cada projeto.

O Impacto para Construtoras

Para as construtoras, assim como para a sociedade, a implementação de um Programa de Compliance efetivo é essencial para essa modernização, levando a uma maior possibilidade de controle e gestão. Isso porque traz consigo a garantia da transparência e confiabilidade para todos os envolvidos e afetados direta e indiretamente por qualquer intercorrência.

Um Programa de Compliance garantirá também responsabilidade e ética para a sociedade como um todo, pois essas obras envolvem questões importantes para a sociedade como infraestrutura, meio-ambiente e segurança no trabalho.

No entanto, quando falamos da realidade das construtoras, a maioria desses processos ainda é feita e acompanhada de forma pouco processual, dependendo de movimentos e vontades pontuais. Dessa forma, obter sucesso e cumprir com as responsabilidades legais e prazos demanda um esforço muito maior que o necessário, além de pouco efetivo.

Com um departamento de compliance estruturado e eficiente é possível alcançar o acompanhamento em tempo real de todos esses processos. Muito dos riscos que envolvem essa podem ser identificados e mitigados nos pilares de um Programa de Compliance.

Com tudo isso, observa-se que, além do inquestionável benefício por trás da diminuição de riscos e custos, existem os ganhos intrínsecos de uma marca e uma empresa mais ética e que impacta positivamente a sociedade.