Blog

A gestão de fornecedores é um aspecto crucial do compliance. Descubra como melhorar a gestão de fornecedores com dicas de compliance e garantir uma cadeia de suprimentos segura e eficiente.

A compliance na gestão de fornecedores é um aspecto crucial para qualquer organização que busca operar de maneira ética e legal. Ela envolve garantir que os fornecedores de uma empresa também estejam em conformidade com as leis, regulamentos e normas aplicáveis.

Aspectos Básicos de Compliance na Gestão de Fornecedores

A compliance na gestão de fornecedores começa com a seleção do fornecedor. Antes de entrar em um relacionamento comercial, é importante realizar uma diligência prévia para avaliar o compromisso do fornecedor com a conformidade. Isso pode envolver a revisão de suas políticas e procedimentos de compliance, bem como a verificação de quaisquer problemas de compliance passados.

Conte com nossas ferramentas de compliance para te ajudar nessa pesquisa e avaliação prévia de fornecedores. Clique aqui e saiba a nossa oferta imperdível para acesso a ferramentas com condições especiais!

Uma vez que um fornecedor é selecionado, a compliance não termina aí. É importante monitorar continuamente o desempenho do fornecedor em relação à conformidade e integridade. Isso pode envolver auditorias regulares, revisões de desempenho e feedback contínuo.

Além disso, a compliance na gestão de fornecedores também envolve a gestão de contratos. Os contratos com fornecedores devem incluir cláusulas de compliance que estabeleçam as expectativas de conformidade e as consequências de não cumprir essas expectativas.

A educação e o treinamento também são uma parte importante da compliance na gestão de fornecedores. Os fornecedores devem ser educados sobre as políticas e procedimentos de compliance da sua empresa e devem receber treinamento regular para garantir que entendam suas responsabilidades.

Confira agora algumas dicas práticas para implementar o compliance na gestão de fornecedores imediatamente!

Dica #1: Crie uma política de relacionamento para a gestão com seus fornecedores

Estabeleça as regras do jogo. Também crie os parâmetros aceitáveis para a contratação de fornecedores baseados nos riscos que o fornecedor pode oferecer a sua empresa no caso de contratação. Lembre-se: o tempo passa e muita coisa pode mudar. Além disso, estabeleça prazos para refazer a análise dos riscos que fornecedor pode trazer para sua empresa.

Dica #2: Conheça os seus fornecedores

Saiba com quem você está contratando. Por exemplo, faça uma due diligence e avalie os riscos de contratar com tal fornecedor. Ou seja: analise o histórico do fornecedor.

Lembre-se: correr algum risco faz parte do negócio. Nesse sentido, o mundo ideal seria ter contratos somente com empresas cujo risco é bem próximo a zero, mas nem sempre isso é possível.

Dica #3: Comunique-se com os seus fornecedores e os inclua na sua comunicação de compliance

Estenda as comunicações do programa de compliance aos seus fornecedores. Ou seja, inclua os fornecedores da sua lista de comunicação de compliance. Além disso, se possível, crie comunicações específicas para os seus fornecedores. Além disso, é extremamente importante que eles conheçam o seu código de conduta, as políticas as quais ele está submetido, o canal de denúncias da empresa.

Dica #4: Treine os seus fornecedores

Ofereça treinamentos aos seus fornecedores. Nesse sentido, se não for possível realizar treinamentos específicos, convide-os para participar dos treinamentos de compliance oferecidos para os colaboradores da sua empresa. Além disso, treine-os inclusive com relação aos pontos críticos do seu negócio.

Dica #5: Seja transparente na sua gestão com fornecedores e pratique o compliance

Ser transparente com o seu fornecedor é fundamental para criar uma relação de confiança entre vocês. Por isso, divida com eles os problemas de compliance que sua empresa vem enfrentando. Tenho certeza que eles vão colaborar com a mitigação ou até mesmo com a solução do problema.  

Dica #6: Apoie a área de compliance do seu fornecedor

Você sabe como o início da implementação de um programa de compliance pode ser assustador, não é mesmo? Então, apoie o seu fornecedor a criar a sua própria área de compliance. Divida com ele as vantagens e benefícios de ter um programa de compliance.

Aprimore seu compliance na gestão de fornecedores com essas dicas e conheça mais sobre nossas soluções em nosso site.

Acesse em www.compliancepme.com.br!