Gerir fornecedores é um trabalho que requer muita calma, paciência e procedimentos. As empresas que fazem parte da sua cadeia de fornecedores têm compromissos com a sua empresa assim como você tem compromisso com os seus clientes, mas o compromisso não basta quando falamos em termos de compliance. É preciso que a sua empresa estenda o programa de compliance aos seus fornecedores.
Mas você deve estar se perguntando, como vou estender o programa de compliance da minha empresa aos meus fornecedores? A resposta apesar de simples, não é simplória. Então vamos as dicas de como fazer….
Dica #1: Crie uma política de relacionamento com seus fornecedores
Estabeleça as regras do jogo. Crie os parâmetros aceitáveis para a contratação de fornecedores baseados nos riscos que o fornecedor pode oferecer a sua empresa no caso de contratação. Lembre-se o tempo passa e muita coisa pode mudar. Estabeleça prazos para refazer a análise dos riscos que fornecedor pode trazer para sua empresa.
Dica #2: Conheça os seus fornecedores
Saiba com quem você está contratando. Faça uma due diligence e avalie os riscos de contratar com tal fornecedor. Analise o histórico do fornecedor.
Lembre-se: correr algum risco faz parte do negócio. O mundo ideal seria ter contratos somente com empresas cujo risco é bem próximo a zero, mas nem sempre isso é possível.
Dica #3: Comunique-se com os seus fornecedores
Estenda as comunicações do programa de compliance aos seus fornecedores. Inclua os fornecedores da sua lista de comunicação de compliance. Se possível, crie comunicações específicas para os seus fornecedores. É extremamente importante que eles conheçam o seu código de conduta, as políticas as quais ele está submetido, o canal de denúncias da empresa.
Dica #4: Treine os seus fornecedores
Ofereça treinamentos aos seus fornecedores. Se não for possível realizar treinamentos específicos, convide-os para participar dos treinamentos de compliance oferecidos para os colaboradores da sua empresa. Treine-os inclusive com relação aos pontos críticos do seu negócio.
Dica #5: Seja transparente
Ser transparente com o seu fornecedor é fundamental para criar uma relação de confiança entre vocês. Divida com eles os problemas de compliance que sua empresa vem enfrentando. Tenho certeza que eles vão colaborar com a mitigação ou até mesmo com a solução do problema.
Dica #6: Apoie a área de compliance do seu fornecedor
Você sabe como o início da implementação de um programa de compliance pode ser assustador, não é mesmo? Então, apoie o seu fornecedor a criar a sua própria área de compliance. Divida com ele as vantagens e benefícios de ter um programa de compliance!