Blog

Quando falamos de compliance as Pequenas e Médias Empresas muitos empresários tem dificuldade de ver a necessidade de implementar um programa em sua empresa.

Sem dúvida logo lhes vem em pensamento o custo e a burocracia que um programa de compliance pode trazer. Mas essa decisão pode trazer inúmeros benefícios para pequenas e médias empresas.

Benefícios: Compliance para Pequenas e Médias Empresas

Um grande benefício que um efetivo programa de compliance pode trazer para uma PMEs é aumento da sua rede de possíveis clientes e consequentemente o aumento dos negócios e faturamento.

Ter um programa de compliance coloca a empresa em vantagem quando tratamos de ser escolhido como um fornecedor para uma grande empresa, por exemplo.

A adequação as legislações é outro benefício. Ela torna a empresa juridicamente apropriada e afasta, entre outros, passivos trabalhistas que, sabemos em geral, é um calcanhar de Aquiles das PMEs.

A implementação de controles internos, papel de um programa de compliance junto à outras áreas da empresa, é sem dúvida uma possibilidade de reduzir custos, aumentando a eficiência operacional e diminuindo sanções e multas, além de minimizar fraudes.

E o que dizer sobre as pressões que as PMEs sofrem de parceiros e clientes para a caixinha de fim de ano? Basta um código de ética e conduta unido à prática da ética na empresa para por um ponto final nisso.

Outro dos inúmeros benefícios que o programa de compliance pode trazer para uma PME é levar ao conhecimento da alta administração situações de corrupção e situações em desacordo com a cultura da empresa que acontecem na ponta do negócio e que só chegam a alta administração através de um canal de denúncias anônimo.

Isso se relaciona também com a visualização de riscos que normalmente são ignorados nas PMEs. A atuação de PMEs pode pressupor a existência de riscos em seu dia a dia. Esses riscos estão relacionados com a comunicação entre colaboradores, na relação com parceiros e na gestão de documentos e dados sensíveis, por exemplo. Um programa de compliance eficaz traz à tona esses riscos e ajuda a empresa a mitigar seus impactos.

Compliance para PMEs: o caminho natural da evolução empresarial

Sem dúvida alguma, há outros tantos benefícios no caso concreto de cada PME para que o gestor decida pela implementação de um programa efetivo de compliance na sua empresa sem que ele seja sinônimo de burocracia e alto custo.

Conhecer os benefícios de um programa de compliance pode e deve te ajudar a decidir pela implementação na sua empresa. Escolha o caminho da ética e da integridade, sem dúvida outros benefício virão ao percorrer essa estrada, inclusive benefícios financeiros e sobre a perenidade da sua empresa.

Para implementar o compliance em sua empresa, conte com a expertise da CompliancePME. Clique aqui e confira a nossa metodologia exclusiva!