Investir em transparência e integridade é cada vez mais essencial para uma empresa do terceiro setor, que normalmente vive financeiramente de doações e, cada vez mais vem sendo demandada quanto a transparência e integridade das suas relações.
Os doadores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, desejam cada vez mais saber e se resguardar sobre como os valores doados serão investidos. E, sem dúvida, a melhor forma de garantir que as doações serão utilizadas de forma correta e dentro das leis, regras e normas é através um programa de compliance.
Um programa de compliance efetivo, bem implementado e monitorado, atende as expectativas dos doadores, torna a organização mais produtiva e adequada as normas e legislações e passa a ser um grande diferencial competitivo no que diz respeito a atração de novos doadores e, por conseguinte, a sua perenidade.
É bem verdade que a implementação de um programa de compliance em empresas do terceiro setor tem suas peculiaridades, mas as regras gerais são as mesmas de uma empresas que visa lucro.
Todos os pilares do programa de compliance devem ser observados e colocados em prática, mas podemos citar as due diligences como um dos pontos que merecem um olhar mais cuidadoso no compliance de uma organização sem fins lucrativos.