Blogfalta-de-ética-proteção-de-dados-e-compliance

Recentemente vimos o caso do vazamento dados sensíveis de uma atriz tomar grande espaço na mídia nacional. Entenda com esse exemplo como a falta de ética, a proteção de dados e o compliance se relacionam!

O que cabe aqui não é falarmos sobre o caso ou sobre a vítima (que procedeu dentro da lei). O objetivo aqui é tratar como esse vazamento pode ser evitado com a aplicação e prática de compliance.

A Proteção de Dados e a LGPD

De acordo com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, informações que revelem origem racial ou étnica, convicções religiosas ou filosóficas, opiniões políticas, filiação sindical, questões genéticas, biométricas e sobre a saúde ou a vida sexual de uma pessoa, são consideradas dados sensíveis. Esses dados, quando vazados, podem ensejar de multa à advertência no âmbito legal. Além disso, podem trazer outras consequências relativas à reputação, como desgaste na imagem da instituição.

Então, como uma rede de proteção capaz de evitar possíveis sanções legais ou sociais, precisamos falar e praticar compliance em nossos atos, ou seja, precisamos nos preocupar com a conformidade e também com a cultura ética e de integridade das nossas organizações.

Compliance e a Falta de Ética

Ao tomar as manchetes de jornais e os horários mais nobres da televisão brasileira, o vazamento de dados sensíveis colocou, não só a vítima em evidência, mas também expôs a fragilidade do programa de compliance da instituição, um ambiente nada seguro para os clientes e a ausência do enraizamento da cultura ética da empresa e da profissional que vazou que os dados.

E a pergunta que fica é: o que sai mais caro para a empresa? Investir e implementar um programa efetivo de compliance ou arcar com o custo de refazer a imagem e reputação da instituição? E nós da CompliancePME te garantimos que o que saí mais caro e reduz a renda da empresa, é refazer a imagem e a reputação da empresa. Falta de ética, proteção de dados e compliance estão completamente relacionados!

Conheça a Compliance PME, a mais completa solução para compliance do Brasil. Completamente digital. Acesse www.compliancepme.com.br/planos e se torne um assinante!

Confira o caso completo clicando aqui.

Por Vicente Bezerra da Silva