É fato que a ocorrência de um caso de assédio no trabalho traz inúmeras consequências negativas para vítima, que vão desde ferir sua saúde mental, suas relações interpessoais e, até mesmo, refletir em sua saúde física. Aqui vamos falar sobre o impacto dessa prática na relação da vítima com o trabalho.

Impactos do Assédio na Saúde Mental

Quando falamos dos impactos do assédio na saúde mental, acontece que este resulta não só num impacto negativo na produtividade daquela vítima, que se encontra em um ambiente hostil, de constante medo e vigilância.

O que também preocupa são as outras repercussões psicofisiológicas. Assim, é inegável que há uma relação direta entre casos de assédio moral e sexual com casos de síndrome de burnout e estresse pós-traumático.

Assédio e Relação com o Trabalho

Estima-se que o assédio é uma das causas mais importantes de estresse laboral. Segundo a OMS, os sintomas podem ser psicopatológicos, psicossomáticos ou comportamentais. E importante destacar que dentro dessas possibilidades, incluem-se todos os sintomas ou síndromes de ansiedade e depressão, hipertensão arterial, queda de cabelo e estresse. A depressão, o transtorno do estresse pós-traumático e a ansiedade generalizada são as doenças psiquiátricas mais frequentemente diagnosticadas em pacientes que sofreram algum tipo de assédio, segundo a OMS.

Por isso, a importância que todos nós devemos dar no combate ao assédio. Essa prática, resultando em uma situação de opressão, prejudica a vida da vítima em suas mais íntimas instâncias, não só desumanizando-a, mas também a jogando num abismo muito mais fundo de outros sintomas, doenças, medo e culpa.

Fique ligado em nossas redes sociais para mais conteúdos sobre Compliance: https://www.instagram.com/compliancepme/