O direito ao meio ambiente de trabalho digno, apesar de ser disposto na constituição e nas normas trabalhistas, ainda hoje é violado. Diariamente nos deparamos com notícias sobre o assédio nas empresas. E, o assédio aparece sempre no topo do ranking de tipos de denúncias manifestadas em plataformas de canal de denúncias.

Por esta razão, se faz necessário investir em forças-tarefas focadas em ações preventivas para mitigar esse desvio de conduta no ambiente de trabalho. Um dos mecanismos mais eficazes para combater o assédio nas organizações é a implementação de um Canal de Denúncias. Empresas que utilizam canais de denúncias externos e que possibilitam relatos anônimos conseguem reduzir drasticamente a incidência de casos dessa natureza.

Uma ampla e recorrente divulgação do Canal de Denúncias, alinhada ao código de conduta, e da política de garantia do anonimato do denunciante e da não retaliação, são essenciais para o pleno funcionamento do programa de combate a desvios de conduta. E, alcançar o engajamento e a confiança de colaboradores e outros stakeholders na utilização da ferramenta é tão imprescindível quanto o monitoramento do desempenho do canal, seguir com a investigação das denúncias e as tomadas de ações corretivas.

É importante aderir a um canal que possibilite a gestão das denúncias dentro do próprio sistema, bem como a geração de relatórios e indicadores para facilitar a tomada de decisão estratégica por parte do Comitê de Ética da empresa. Além de contar com um fornecedor de canal de denúncias que seja parceiro, que tenha disponibilidade para acompanhar a empresa na definição da estratégia e ofereça suporte na execução do lançamento, divulgação e treinamento em relação a ferramenta.

Zelar pelo clima organizacional é tão importante quanto trabalhar a redução de riscos à saúde e integridade física dos trabalhadores. Um ambiente saudável produz satisfação, bem-estar e aumenta a produtividade dos colaboradores. Por outro lado, um ambiente de trabalho tóxico, com relações laborativas em choque, pode resultar em graves consequências tanto para os colaboradores como para a própria empresa.

Da Redação Ouvidor Digital