O assédio é uma infeliz realidade nas empresas do Brasil e do mundo, e existe como um problema cada vez mais grave que acarreta uma série de consequências físicas, mentais e financeiras para a vítima. Além disso, provoca também danos financeiros e à reputação da empresa.

Mas quais são os tipos de assédio que existem? Tem-se duas principais categorias: o Assédio Moral e o Assédio Sexual.

Assédio Moral nas Empresas

Falando sobre o Assédio Moral, essa prática se categoriza pela exposição repetitiva e prolongada dos trabalhadores a situações humilhantes e/ou constrangedoras durante o exercício de suas funções. Dentro do que se concebe como assédio moral, existem casos diferentes, por exemplo:

  1. Assédio Vertical Descendente, que é o tipo de assédio mais comum nas empresas, quando este é praticado por um trabalhador hierarquicamente superior a vítima.
  2. Assédio Moral Organizacional, que é quando o empregado sofre violência psicológica da própria empresa pelo ambiente de trabalho em que está inserido.
  3. Assédio Moral Horizontal, que ocorre entre funcionários que ocupam a mesma posição hierárquica dentro da empresa.
  4. Assédio Moral Vertical Ascendente, que embora extremamente raro, ocorre quando um funcionário hierarquicamente inferior assedia seu superior.

Assédio Sexual

Agora falando sobre o Assédio Sexual: este é um tipo de assédio que se assemelha ao moral. No entanto, se diferencia por carregar uma conduta sexual abusiva e indesejada feita através de manifestações verbais e/ou físicas. Talvez este seja o caso mais delicado de assédio, pois sua prática é feita principalmente quando não há testemunhas, sobrando para a vítima toda a dificuldade de como proceder. O Assédio Sexual tem duas categorias:

  1. O Assédio Sexual por Chantagem é quando a aceitação ou rejeição da investida sexual é determinante para que o assediador tome uma posição favorável ou prejudicial para a situação de trabalho da vítima.
  2. Assédio Sexual por Intimidação é quando todas as condutas do assediador resultam num ambiente de trabalho hostil, intimidativo ou humilhante. Essas condutas podem ser direcionadas pelo assediador a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, e pode ser também ilustrada como exibição de material pornográfico no local de trabalhoAgora que já sabemos um pouco mais sobre os diferentes tipos de assédio e suas categorias, o que você identifica como mais importante para tratar esse tipo de conduta?

Para se aprofundar no primeiro passo para se combater ao assédio em sua empresa, fique ligado em nosso evento gratuito: Acesse o Evento Gratuito!