Blog

Sanções referem-se à imposição de consequências desfavoráveis a quem infringe algum direito. Existem diversos tipos de sanções, incluindo as econômicas, que se traduzem em penalidades financeiras e comerciais, como sobretaxas em impostos, restrições à exportação e bloqueios de portos. Já as sanções esportivas impedem a participação de atletas em competições internacionais. As sanções diplomáticas caracterizam-se pela redução ou interrupção dos laços diplomáticos, enquanto as sanções militares envolvem o emprego das forças armadas, podendo chegar a ataques militares.

No âmbito do compliance, as sanções são aplicadas a indivíduos ou entidades que cometem desvios, tais como: (a) violação de tratados internacionais; (b) lavagem de dinheiro; (c) violações dos direitos humanos; (d) financiamento de atividades terroristas; (e) tráfico de drogas e armas.

As listas mais consultadas de pessoas (físicas ou jurídicas) sancionadas incluem as do Conselho de Segurança das Nações Unidas, HM Treasury, FBI, OFAC e Interpol. Essas listas são dinâmicas, com entrada e saída de membros a qualquer momento. Portanto, é crucial estar atento às listagens utilizadas durante a realização de due diligences. Conte com ferramentas de background check que consultam listas atualizadas para garantir uma due diligence completa e eficaz.