Blog

Essa é uma expressão que está presente diariamente no que você lê: “lavagem de dinheiro”. Mas o que é isso?

“Lavagem de Dinheiro” Explicada

Lavagem de dinheiro é uma prática que visa dissimular ou esconder a origem ilícita de bens financeiros ou patrimoniais, de forma que os ativos parecem ter origem lícita. Normalmente para lavar dinheiro, se faz operações financeiras para justificar valores obtidos por meios ilícitos.

Formas de Lavagem de Dinheiro

As formas mais comuns de se fazer lavagem de dinheiro são:

Simulação de Valorização de Lucro:
Alguém compra um bem por um determinado valor, mas faz uma declaração de pagamento de quantia menor. Em seguida, faz uma nova venda no valor real de compra. Com isso, a diferença entre o valor que se pagou e o que se vendeu representará um lucro supostamente lícito.

Empresas Fantasmas:
Empresas fantasmas são empresas fictícias que apesar de existirem no papel, não têm operação. A ideia é simular práticas legais de compra e venda ocultando a verdadeira origem do dinheiro. Emite-se notas fiscais frias, que simulam uma venda que nunca ocorreu ou ainda contratos inexistentes.

Compras de Jóias, Obras de Artes e Objetos Luxuosos:
É a compra de objetos de alto valor, justificando movimentações financeiras acima da média. Após a aquisição, é feita uma nova venda dos objetos o dinheiro aparenta ser lícito.

Smurfing:
São depósitos ou operações financeiras de valores baixos realizadas em dias e locais variados para não despertar suspeitas de órgãos fiscalizadores.

Empresas Offshore em Paraísos Fiscais:
Trata-se de alocação do dinheiro em outro país com o objetivo de redução da carga tributária e manutenção do sigilo bancário. A ideia é dificultar o rastreamento do dono e da quantidade de dinheiro movimentado.

Loteria:
Quem nunca ouviu a história do homem que ganhou 17 vezes na loteria?
Pessoas interessadas tornar lícito o seu dinheiro ilícito vão até os ganhadores de sorteios da loteria e pagam quantia superior pelo bilhete premiado e utilizam o como comprovante de origem lícita dos rendimentos.