*Artigo escrito por Gilson Ramos, auditorProfissional que realiza a avaliação dos controles e processos. Saiba mais, contador, executivo de ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... Saiba mais e Finanças e membro do ComitêGrupo de pessoas escolhido para análisar assuntos específicos, podendo ser composto por membros externos da empresa; Saiba mais Qualificado de Conteúdo de Governança, Riscos e Compliance do IBEF-ES.
No dinâmico ambiente de negócios contemporâneo, a sinergia entre auditoriaÉ um processo de verificação e análise de atividades desenvolvidas por uma determinada empresa. O seu objetivo principal é examinar se elas estão de acordo com o que foi planejado... Saiba mais interna e compliance deixou de ser apenas uma boa prática e passou a ser um diferencial competitivo e reputacional.
Auditoria e compliance: compromisso com a governança
Ambas as funções, ainda que com mandatos distintos, compartilham o compromisso com a governança corporativaÉ o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e... Saiba mais, integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. Saiba mais e sustentabilidade dos negócios — pilares essenciais do ecossistema de finanças, economia e gestão empresarial.
A auditoria interna, tradicionalmente voltada à avaliação da eficácia dos controles internosé um processo desenvolvido para proporcionar segurança razoável às operações, divulgação e conformidade. As atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir... Saiba mais, mitigação de riscos e aderência às políticas corporativas, atua com independência para agregar valor e melhorar as operações.
Já o compliance, como guardião da conformidade legal e regulatória, impulsiona a cultura éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral. Saiba mais, previne desvios de conduta e promove a transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal. Saiba mais nas relações organizacionais.
Com a ascensão da Inteligência Artificial (IA), essas áreas encontram novas ferramentas para expandir sua capacidade analítica, prever cenários e responder de forma proativa a riscos emergentes.
IA bem aplicada libera profissionais para tarefas de valor agregado
A IA, quando bem aplicada, transforma dados em insights acionáveis, amplia a acurácia das análises e libera os profissionais para focarem em tarefas de maior valor agregado, como a tomada de decisão estratégica e o aconselhamento ético da liderança.
Nesse novo cenário, torna-se ainda mais crítica a atuação isonômica, ética e colaborativa entre auditoria e compliance.
Ambas devem adotar uma postura consultiva e orientada a dados, utilizando a IA de forma responsável, com atenção à proteção de dados pessoais, vieses algorítmicos e às diretrizes de boas práticas tecnológicas.
Entre os pontos de intersecção que ganham nova dimensão com o uso de IA, destacam-se:
Gestão de riscos corporativos: auditoria utiliza a IA para testar controles de forma automatizada; compliance aplica modelos de predição de riscos regulatórios e reputacionais.
Investigações internas com analytics avançado: ferramentas de machine learning permitem detectar comportamentos atípicos em tempo real, elevando a capacidade de resposta a fraudes e irregularidades.
Treinamentos e cultura organizacional: plataformas com IA oferecem conteúdos personalizados sobre ética, integridade e segurança, adaptando-se ao perfil e ritmo de aprendizagem de cada colaborador.
Canal de denúncias inteligente: com auxílio de IA, é possível priorizar casos críticos, identificar reincidências e cruzar dados com históricos de auditorias e controles preventivos.
Monitoramento contínuo: sistemas automatizados de auditoria e compliance permitem uma atuação preventiva, antecipando falhas antes que causem impactos relevantes.
Integração estratégica fortalece mecanismos de defesa
A integração estratégica entre auditoria, compliance e IA fortalece os mecanismos de defesa das organizações, especialmente diante de ameaças como fraudes digitais, deepfakes, uso indevido de dados, lavagem de dinheiroÉ uma expressão utilizada popularmente para fazer referência às pessoas (ou empresas) que usam meios falsos para justificar o ganho de recursos ilícitos. Saiba mais e riscos ESGESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de... Saiba mais.
Mais do que nunca, torna-se imperativo adotar uma abordagem transversal, colaborativa e tecnológica, em que essas áreas atuem como vetores de confiança institucional.
No Espírito Santo, com sua crescente maturidade empresarial e protagonismo em setores estratégicos, o avanço dessa integração é uma oportunidade de consolidar o estado como referência nacional em governança corporativa inteligente.
Ao unir tradição técnica, cultura ética e inovação digital, auditoria e compliance podem — e devem — ser protagonistas na construção de organizações mais resilientes, responsáveis e preparadas para o futuro.