BlogHistória do Compliance no Brasil

Compliance no Brasil é um tema que vem sendo discutido há décadas, contudo, apenas recentemente é que temos visto ações e leis mais efetivas para combater a corrupção e manter a ética nas empresas.

Mas qual a história do compliance no Brasil?

Somente em 2013, com a Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção; Lei Empresa Limpa), aconteceu uma verdadeira estruturação para combater a corrupção de forma efetiva nas empresas. No entanto, e os movimentos e a história antes disso? Vamos entender melhor os marcos históricos e as consequências da lei na nossa sociedade atual.

Primeiro, considere que a luta contra a corrupção no Brasil tem sido uma batalha constante e crescente nos últimos anos, e o compliance tem sido uma ferramenta crucial nessa jornada.

Anteriormente, em 1992, o país começou a se preparar para lidar com a abertura do mercado internacional e a necessidade de se adequar aos padrões internacionais de ética e combate à corrupção. No final da década de 90, as instituições bancárias começaram a se adequar por exigência do Comitê da Basiléia.

Em 1998, a Lei de Combate aos Crimes de “Lavagem” de Dinheiro criou o Coaf, cuja finalidade é de disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrências suspeitas de atividades ilícitas.

Mas somente em 2013, com a Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção; Lei Empresa Limpa), houve uma verdadeira estruturação para combater a corrupção de forma efetiva nas empresas. Com sanções severas, incluindo multas de até 20% do faturamento bruto e dissolução compulsória da empresa, essa lei tem sido um passo importante para limpar o mercado e construir uma sociedade mais justa e ética.

Vamos entender melhor essa lei e o seu impacto na história do compliance no Brasil:

O começo oficial da história do compliance no Brasil: Lei Nº12.846/2013

No dia 1 de Agosto de 2013, a Presidência da República sancionou a Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção; Lei Empresa Limpa). Em síntese, o texto previa a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Em outras palavras, a lei foi criada para combater mais efetivamente possíveis atos lesivos praticados por empresas, principalmente no que diz respeito a licitações e contratos.

Antes disso, o combate aos comportamentos antiéticos aconteciam em diferentes aspectos, mas sem alcançar resultados expressivos, ou serem ao menos processos sustentáveis dentro das empresas. Antes do surgimento do compliance, diversos mecanismos e conjuntos de normas já foram criados.

Qual o impacto da Lei?

Além da aplicação de uma multa que pode chegar até 20% do faturamento bruto, a lei impõe também sanções no âmbito judicial:

  • Perda de bens, direitos ou valores que comprovadamente foram obtidos através de atos de corrupção;
  • Dissolução compulsória da pessoa jurídica;
  • Proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, empréstimos ou doações de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.

Além disso, a empresa é obrigada a reparar os danos causados aos cofres públicos. Isso pode acontecer pela devolução dos valores recebidos, ou pagando diretamente os prejuízos à Administração Pública.

Tudo isso foi um passo fundamental para a história do compliance no Brasil.

Quer garantir a efetiva implementação de um programa de compliance em sua empresa? Clique aqui e conheça a nossa metodologia!

Corrupção e corruptos

Corrupção é o ato ou efeito de corromper, processo de deterioração; decomposição. Ademais, é um fenômeno social, político e econômico mundial.

Os corruptos, aqueles que se corrompem, são os agentes desses atos. Estes causam danos não só a toda estrutura da sociedade democrática. Eles também perpetuam a manutenção das desigualdades, da destruição ambiental, das condições mínimas para que haja dignidade à vida humana.

Dessa maneira, no Brasil, o compliance surge como solução para os nossos problemas mais antigos, que remontam à criação da nossa própria República. Nesse sentido, o crescimento deste termo é sinônimo do crescimento da responsabilidade não só dos agentes públicos, políticos e empresários para com o bem comum. Nós também nos juntamos a esse movimento, como pares do mesmo anseio por um futuro melhor.

A consolidação da história: Decreto 11.129/2022

O Decreto 11.129/2022, publicado em julho de 2022, estabelece novos requisitos e procedimentos para a implementação de programas de compliance em empresas públicas e privadas.

Nesse sentido, o decreto vem como uma atualização das normas já existentes. E também busca aperfeiçoar a governança e a transparência das empresas, assim como reforçar a prevenção e combate à corrupção.

Principais Mudanças com o Decreto 11.129/2022

Entre as principais mudanças, destacam-se:

  • a obrigatoriedade de uma estrutura interna de compliance, a designação de um responsável pelo programa;
  • e a realização de auditorias internas e externas para avaliar a eficácia do programa.

O decreto também estabeleceu a obrigação de treinamento e capacitação dos funcionários sobre as políticas de compliance e a necessidade de canais de denúncia eficazes para reportar possíveis violações.

Esse decreto vem como uma continuidade da história do compliance no Brasil. Essa história começou na década de 90 com a necessidade de se adequar aos padrões internacionais de ética e combate à corrupção e evoluiu com a criação de leis e regulamentações cada vez mais severas, como a Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção; Lei Empresa Limpa) e agora o Decreto 11.129/2022. A implementação de programas de compliance é fundamental para garantir a transparência e a integridade das empresas e construir uma sociedade mais justa e ética.

Próximos Passos em Compliance para sua história do compliance

Agora que você entendeu melhor sobre a história do Compliance no Brasil, é hora de direcionar seu conhecimento sobre outros principais assuntos, confira:

Código de Conduta

Canal de Denúncias

Programa de Compliance

Para conhecer mais sobre a CompliancePME, solução completa para empresas e profissionais, acesse em: www.compliancepme.com.br, ou clique aqui!