Plataforma digital de soluções em compliance lança o 1º Congresso de Compliance para Pequenas e Médias Empresas no Brasil. PME acontece de 25 a 29 de janeiro de 2021 e será transmitido online pela plataforma Zoom.

Desde a aplicação da Lei Anticorrupção, ou Lei da Empresa Limpa (nº 12.846/2013), as ferramentas de compliance têm se mostrado cada vez mais indispensáveis nas empresas brasileiras, principalmente nas de grande porte — como as de Óleo e Gás, Construtoras, Marítima, etc. Departamentos e profissionais que atuam nessa área são agentes fundamentais no combate, detecção e tratamento de diferentes desvios e inconformidades que possam ocorrer numa empresa.

Com a deflagração da Operação Lava Jato no Brasil, em 2014, a opinião pública pôde ter a dimensão da importância do compliance na boa governança das instituições públicas e privadas, especialmente após a extensa cobertura da mídia tradicional em torno do assunto. Entretanto, havia um hiato quando se tratava das pequenas e médias empresas, que segundo dados do Sebrae, responderam por 27% do PIB nacional em 2019, ou seja, cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto do país. Outro dado é que dos 20 milhões de empreendimentos no Brasil, quase 70% desses negócios são pequenos, de acordo com a consultoria Empresômetro.

Notando a carência de debates acerca de compliance nesses setores, a Compliance PME desenvolveu o 1º Congresso de Compliance para Pequenas e Médias Empresas. O evento será transmitido online, através da plataforma Zoom, de 25 a 29 de janeiro de 2021, e contará com até três mesas diárias — das 9h às 11h, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Participantes do Congresso receberão certificado de participação.

O 1º Congresso de Compliance para Pequenas e Médias Empresas é voltado para pequenos e médios empresários, consultores de compliance, compliance officers e profissionais de compliance que lidam com a cadeia de fornecedores. Os inscritos no evento poderão participar de mesas sobre Compliance para PME, Compliance para Startups, Compliance Trabalhista, Mentoria PME, LGPD, Canal de Denúncias e Investigações Internas, Análise de Riscos, Compliance no Terceiro Setor, Treinamentos, Due Dilligence, Compliance na Cadeia de Fornecedores, Inclusão e Diversidade, Licitações e Investigações Internas. Cada uma das mesas será formada por um mediador e até dois palestrantes. A duração das mesas é de até 90 minutos cada.

As inscrições são feitas online pelo site: https://www.compliancepme.com.br/1-congresso-de-compliance-para-pequenas-e-medias-empresas. Através do endereço, é possível escolher os tipos de participação: de R$ 97, com direito aos 5 dias de Congresso, ou de R$ 197, com direito aos 5 dias ao vivo, mais 30 dias de acesso remoto. Associados à CompliancePME não pagam nada.

Em conformidade com os preceitos da diversidade, a CompliancePME e os patrocinadores do evento distribuirão bolsas de inclusão racial. O congresso também se destaca na temática da diversidade por apresentar uma equipe de palestrantes formada majoritariamente por mulheres.

Compliance PME — Criada em 2017, a Compliance PME é a primeira plataforma digital de soluções, ferramentas, conteúdos e capacitação em compliance voltada especialmente para pequenas e médias empresas e profissionais de compliance. Sediada no Rio de Janeiro, a Compliance PME atende clientes de todas as partes do Brasil, e de diferentes áreas, desde saúde, óleo e gás, marítima, construção, terceiro setor e gestores interessados em implementar ferramentas de compliance em suas empresas. Associados à plataforma têm acesso a vídeos exclusivos, artigos, modelos de documentos, materiais aprofundados, estudo de casos e outros conteúdos didáticos acerca do tema. A Compliance PME oferece, além de seu plano pago, a opção de cadastro gratuito, viabilizando assim o acesso ao assunto compliance para pequenas e médias empresas e profissionais de compliance de todo Brasil. O 1º Congresso de Compliance para Pequenas e Médias Empresas é patrocinado por CódigoConduta.com, Ouvidor Digital, Araripe Advogados, Ribeiro da Luz Advogados, upLexis Tecnologia e Instituto Compliance do ES.

Publicada originalmente no Portal Fator Brasil

Publicado na CompliancePME em 14 de janeiro de 2021