O setor de óleo e gás tem despertado o interesse de pequenas e médias empresas que buscam entrar no mercado como fornecedoras de bens e serviços neste segmento. Um exemplo é a Petrobras, que nos últimos anos cadastrou cerca de 120 companhias para atuarem em diferentes áreas como terceirizadas – todas pequenas e médias.
Para estar presente nesse mercado, além de expertise, é necessário que o empresário tenha um olhar atento as novas adequações, fundamentais para estar em conformidade com as gigantes. Especializada em complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de..., a advogada Nathalia Göpfert, explica que para manter um padrão de qualidade e estar de acordo com o próprio programa de complianceNo Brasil também conhecido como "programa de conformidade” ou "programa de integridade" , é o modelo para estruturação e aplicação de ações dentro de uma organização visando o cumprimento das..., grandes companhias exigem que o pequeno fornecedor também possua um plano implementado. “Um grande benefício que um efetivo programa de compliance pode trazer para uma PMEs é aumento da sua rede de possíveis clientes e, consequentemente, o aumento dos negócios e faturamento”. Para ela, ter um programa de compliance coloca a empresa em vantagem quando falamos sobre ser escolhido como um fornecedor.
Mas não é apenas no quesito “oportunidade” que o compliance soma a pequenas e médias empresas. A advogada aborda um ponto muito importante e fundamental dessa adequação: as práticas anticorrupção. “A implementação de controles internosé um processo desenvolvido para proporcionar segurança razoável às operações, divulgação e conformidade. As atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir..., papel de um programa de compliance, é sem dúvida uma possibilidade de reduzir custos e minimizar fraudes internas”, pontua.
Pensando nesse nicho, que em 2021, a plataforma CompliancePME irá promover o 1º Congresso de Compliance para Pequenas e Médias Empresas, destinado pequenos e médios empresários, consultores de compliance, compliance officers, profissionais de compliance que lidam com a cadeia de fornecedores, alunos de graduação e profissionais em transição de carreira para a área do compliance. Os inscritos no evento poderão participar de mesas sobre Compliance para PME, Compliance para Startups, Compliance TrabalhistaMedidas aplicadas na prevenção de riscos decorrentes das relações de trabalho., ESGESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de... para PMEs, LGPDLei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 12.709/2018): Lei Brasileira que visa garantir a proteção e a privacidade de dados pessoais. Equivalente a GDPR que é o regulamento europeu..., Canal de Denúncias , e Investigações Internas, Análise de Riscos, Compliance no Terceiro Setor, Treinamentos, Due Dilligence, Compliance na Cadeia de Fornecedores, Inclusão e Diversidade e Licitações. Cada uma das mesas será formada por um mediador e até dois palestrantes. A duração das mesas é de até 90 minutos cada.
As inscrições são feitas online pelo site: https://www.compliancepme.com.br/1-congresso-de-compliance-para-pequenas-e-medias-empresas. Através do endereço, é possível escolher os tipos de participação: de R$ 97, com direito aos 5 dias de Congresso, ou de R$ 197, com direito aos 5 dias ao vivo, mais 30 dias de acesso remoto.
Publicada originalmente no site Segs