Por Veridiana Cavalheiro

 

Um Sistema de Controle Interno (SCI), muito conhecido como Controle e Governança Corporativa, tem um papel fundamental na orientação e fortalecimento da governança corporativa dentro de uma organização. O SCI nada mais é do que um conjunto de políticas, práticas e procedimentos estabelecidos a fim de garantir que as operações de uma empresa sejam conduzidas da forma mais eficiente e transparente possível, sempre dentro da conformidade das leis e regulamentos aplicáveis.

Ao meu ver, a implementação de um SCI é uma das principais etapas quando falamos de governança corporativa. Um SCI bem projetado, inclui a definição de papéis e responsabilidades claras dentro da empresa, com a possível adição de criação e comitê de ética, que tem a responsabilidade de monitorar e orientar as práticas de governança.

A implementação do sistema também auxilia na identificação de riscos internos e externos que possam afetar a organização, assim, estabelecem-se mecanismos para avaliar e diminuir riscos, auxiliando nas tomadas de decisões e na gestão eficaz. A adoção do SCI implica em adquirir políticas e procedimentos para garantir a transparência nas operações da empresa, como divulgação de informações financeiras e não financeiras relevantes, mecanismos de denúncia de irregularidades e a realização de auditorias internas e externas independentes. Nesse sentido, a transparência fortalece a confiança dos stakeholders na organização e ajuda a garantir a prestação de contas dos gestores.

Quando utilizamos um SCI eficaz, alcançamos controles internos sólidos que garantem a conformidade com as políticas e regulamentos já determinados. Tais melhorias afetam os processos e controles internos, consequentemente aumentando a eficiência operacional, reduzindo risco de fraudes e erros, promovendo confiabilidade.

Além de tudo, a governança corporativa está diretamente ligada à adoção de valores éticos e promoção de uma cultura organizacional saudável, auxiliando na conduta e criação de programas e treinamentos de conscientização, tudo isso porque incentiva os colaboradores a agirem de acordo com os princípios éticos estabelecidos pela empresa.

Por fim, podemos afirmar que a implementação de um SCI fornece uma estrutura abrangente para a governança corporativa, a fim de ajudar a estabelecer estruturas, identificar e mitigar os riscos, trazer transparência e fortalecer os processos e controles internos. Não à toa, esses elementos combinados orientam maravilhosamente a governança corporativa e contribuem para uma gestão eficaz e sustentável da empresa.

 

Veridiana Cavalheiro, CEO do Agidesk.

Publicada originalmente no site TI Inside

Publicado na CompliancePME em 21 de agosto de 2023