Publicado na CompliancePME em 7 de junho de 2022

Por Regis Lima*

Qual tem sido o principal foco da sua empresa? Seja qual for o objetivo, desde o aumento no número de profissionais, de vendas ou o investimento em novas tecnologias, é evidente que nenhum deles poderá gerar resultados se não houver práticas bem definidas e direcionadas ao compliance. Para alcançar qualquer um dos pontos citados, é necessário concluir uma estruturação sólida, o que tem sido um grande entrave para as companhias. Dessa forma, para estabelecer uma nova rotina de consolidação, a cultura institucional, alinhada às boas práticas de gestão, tem papel primordial.

Devido a uma vasta complexidade operacional, inerente a qualquer segmento de mercado, ter princípios a serem seguidos com base no compliance é indispensável. Sendo assim, o dia a dia de toda corporação pode ser facilitado, uma vez que as tarefas são executadas conforme um planejamento previamente definido e de acordo com todas as leis estabelecidas. Com isso, o maior benefício para o negócio é a prevenção, que consegue detectar e evitar inconformidades que tem poder depreciativo.

Influência do compliance no desenvolvimento de equipes

Potencializar o desempenho do time é um objetivo em comum entre todos os gestores. Para ter êxito, desenvolver um fluxo operacional estruturado, para que se torne fluído e todas as tarefas sejam concluídas com assertividade, é, sem dúvidas, o primeiro passo. Nesse processo, dar prioridade a questões relacionadas ao compliance torna-se determinante, fazendo com que cada etapa operacional seja bem definida e executada da melhor maneira possível.

Neste sentido, a tecnologia se torna uma grande aliada, gerenciando melhor o desenvolvimento das demandas, e, por consequência, elevando ainda mais as estratégias de compliance. Com isso, os benefícios sãos sentidos no dia a dia da organização:

Análise de riscos embasada: uma vez que o uso da tecnologia atua em conjunto com os princípios do negócio, permite um mapeamento efetivo de todos os dados. Essa ação diminui a possibilidade de erros e, consequentemente, de possíveis problemas para a organização junto aos órgãos regulatórios;

• Desenvolvimento de projetos assertivos: com base em um mindset bem definido pelo gestor, a implementação de qualquer projeto de compliance é concluído com maior facilidade. Por conta desse alinhamento com os profissionais, que passam a entender a importância de se estar em compliance, a disponibilidade do colaborador tende a aumentar, gerando mais precisão e assertividade;

• Gestão aproximada e com maior segurança: ao inserir as políticas do negócio, a ação garante um ambiente seguro, pois, aproxima o gestor do seu time e de toda a operação. Assim, realiza os ajustes diários para que os desacertos sejam esporádicos, o que mitiga todos os riscos na conclusão dos processos.

Em suma, em meio a vasta complexidade do âmbito empresarial, manter o time bem alinhado é um dos principais desafios para qualquer gestor. No entanto, ao desenvolver boas estratégias de gestão, alinhando sempre os valores da companhia aos de seus colaboradores, essa tarefa se torna mais simples e assertiva.

Além disso, redesenhar as estratégias de compliance éo compromisso que todos os integrantes da empresa assumem para estabelecer um ambiente saudável e de acordo com os princípios e normas de integridade que afetam, consequentemente, o funcionamento e sustentabilidade da organização.

Régis Lima * é Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT. Possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.

Originalmente publicado no Jornal Dia a Dia