Ao iniciar um novo negócio no mercado, é preciso estar atento as regras, leis e normas regulatórias que organizam aquela área de atuação.

Uma das muitas formas de fazer isso é com boas práticas de compliance, ações que garantem as empresas relações éticas e transparente ao fazer negócios no mercado.

Embora pareça complicado, o segredo está em trabalhar na prevenção de riscos. Confira a seguir algumas dicas do advogado e especialista em finanças, Miguel Segundo e comece a aplicar na sua startup hoje mesmo:

1) Realizar um estudo de mercado aprofundado

Faça um levantamento sobre quais os riscos e oportunidades para o seu negócio.

‘Uma das formas de entender melhor o mercado que você vai atuar é fazer um levantamento a fim de identificar quem são os seus principais concorrentes. Muitas vezes uma empresa que não é sua concorrente direta, pode pivotar o negócio dela e sair na frente da noite para o dia. É importante ter uma boa pesquisa de mercado, já que muitas vezes o pessoal acabando deixando de lado esse estudo e desenvolve uma solução que já está consolidada no mercado’

2) Identificar os riscos regulatórios do seu negócio

Procure saber como o seu negócio está protegido legalmente dentro da sua área de atuação.

‘É importante fazer um estudo regulatório sobre os riscos do negócio, às vezes você pode estar muito bem intencionado, mas sua ideia é totalmente inviável do ponto de vista legal e regulatório do seu mercado de atuação. No caso das startups, que costumam ser negócios disruptivos, é mais difícil ter algum tipo de previsão legal. Mas você também não pode assumir o risco de acabar respondendo um processo por falta de atenção às leis’.

Originalmente publicada no GShow
Publicado na CompliancePME em 12 de agosto de 2021