No dia 20 de outubro haverá a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile. Além da questão esportiva e logística de uma delegação que incluirá mais de mil pessoas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) também está atento à integridade do Time Brasil. Por isso, a entidade levará o Programa Esporte Seguro (PES) e um canal de denúncias para a Missão no país chileno.

O projeto tem o objetivo de tornar o esporte um lugar seguro, contribuindo para a construção de uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente. Apoiado na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, na Carta Olímpica do COI e em seu próprio estatuto, o COB tem adotado medidas que também estarão presentes nos Jogos Pan-Americanos.

“Não podemos medir esforços quando o assunto é educação, prevenção e enfrentamento. A implementação desses princípios gerais de segurança, bem como a busca por prover um ambiente seguro, acolhedor e norteado pelo respeito é fundamental. Para nós, proteger tanto atletas quanto todos os envolvidos com o esporte deve ser uma missão constante, no Brasil, no Chile, e em todos os lugares”, destaca Soraya Carvalho, Gerente do Instituto Olímpico Brasileiro e que será a Líder do Esporte Seguro nos Jogos.

Para a competição no Chile, o Comitê Olímpico do Brasil estabeleceu algumas normas que serão obrigatórias para atletas e oficiais da delegação. Todos devem apresentar certificado de conclusão de três cursos: Prevenção e Enfrentamento  ao Abuso e ao Assédio no Esporte; Prevenção ao  Doping e Esporte Antirracista. Também foi instalado um novo procedimento, inspirado nas ações realizadas pelo COI e da Panam, que é a análise de bons antecedentes.

Além da capacitação, que é feita por meio de cursos e palestras – presenciais e online, o COB contará com duas oficiais de segurança no Pan, que terão a função de lidar com todos os aspectos relacionados ao PES. Também seguirá disponível, antes, durante e após o evento, um Canal de Ouvidoria e Ética. O contato pode ser feito via site (https://canal.ouvidordigital.com.br/cob), ligação (0800 591 5446) ou WhatsApp (+55 31 98947-7889 / código de acesso COB).

Originalmente publicada no site cio COB

Publicado na CompliancePME em 17 de outubro de 2023