A apresentação de uma nova ferramenta com informações consistentes para evitar desperdícios e riscos que envolvam gastos públicos e orientações a gestores e servidores sobre a importância das conformidades dos atos normativos estiveram entre os objetivos da palestra ‘ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... Aplicada ao Setor Público’, ministrada na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta quarta-feira (19), no auditório da sede da instituição, em Belém. O evento foi programado pelo Núcleo de Controle Interno da Semas.
Compliance é utilizada na administração pública na busca de transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal. e eficiência, levando em consideração aspectos éticos, como valorescrenças julgadas corretas em relação a interações com outras pessoas ou empresas. e princípios que norteiam condutas; a questão moralUm conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado., leis e políticas públicas. A ferramenta também é utilizada em empresas privadas.
De acordo com o contador e palestrante, Ailton Ramos, é importante fazer reflexões sobre conceitos para administrar com eficiência na alocação dos recursos materiais e humanos disponíveis. “A gente vive hoje num mundo que tá muito ligado na questão de aplicações ambientais, sociais e de governança. Isso passa muito pelo compliance, que é a questão de conformidades, no setor privado se faz isso para melhorar a eficiência de caixa dos recursos e atingir os resultados econômicos e financeiros. Já no setor público também se faz isso pra melhorar a eficiência de caixa na aplicação de recursos. Essa é a grande diferença entre o setor público e o setor privado na aplicação do compliance”, define o palestrante.
Natália Ribeiro, técnica em gestão pública, do Núcleo de Controle Interno do órgão ambiental e integrante da organização do evento, avalia que essa nova ferramenta a ser utilizada promove eficiência na atuação da Semas. “Colabora para a transparência pública e melhora a prestação de serviços”, afirma a técnica.
A palestra ‘Compliance Aplicada ao Setor Público’ proporciona um novo olhar e uma nova proposta na atuação do processo laboral, muitas vezes encarado como rotineiro e entediante, tem o objetivo de despertar para a importância da atuação dos atores no processo, de forma não só quantitativa, mas, principalmente qualitativa.
“Na prática regrada, refletir nossa atuação e despertarmos para a importância do trabalho que desempenhamos é nossa responsabilidade para o atingimento das metas de nossa Secretaria, que é o zelo pelo meio ambiente digno para todos. Conforme um arcabouço legal do qual não se pode descumprir, seguindo princípios fundamentais para bem desempenhá-la, com integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. e éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral., muitas vezes deixado em segundo plano, felizmente por poucos em nosso meio, segundo minha percepção particular. Que venham outros, trazendo sempre novos conceitos como foi o de hoje, para despertar cada vez mais em cada um dos que têm a oportunidade de participar, a importância de desempenhar bem nossa missão dentro de padrões de excelência”, afirmou o coordenador financeiro e contábil, da Semas, Leopércio Foro.
Por Aline Saavedra (SEMAS)
Originalmente publicada na Agência Para