Com a aproximação das Eleições 2024, a Câmara de Dourados vai sediar, na quinta e na sexta-feira, dias 06 e 07 de junho, o Workshop “ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... eleitoral e integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. no serviço público local: desafios e práticas efetivas para garantir a neutralidade política”. O evento, direcionado a vereadores (as), presidentes das Câmaras, prefeitos, secretários, procuradores, assessores, controladores e demais servidores do Legislativo e do Executivo e ao público em geral, tem apoio da UCVMS (União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), e parceria do legislativo municipal.
“É de extrema importância que com a aproximação das eleições municipais o tema seja discutido para preparar vereadores e servidores para que possam manter a democracia e a éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral., não só durante o período eleitoral, mas sempre, no exercício de suas funções”, considera o presidente da Câmara de Dourados, Laudir Munaretto (MDB).
O evento terá início no dia 06, às 09 horas, com a palestra do advogado e jornalista Noemir Felipetto. O tema será: “Como devem agir gestores dos poderes Legislativo e Executivo, eventuais postulantes à reeleição evitando a prática de abusos de poder político e econômico, e as recentes decisões do TSE”. A palestra acontece até às 12h.
Já durante à tarde o workshop contará com a palestra do advogado Fernando Baraúna. Ele falará sobre “Os limites constitucionais na publicidade institucional, nas redes sociais privadas com vistas a garantir a neutralidade no período eleitoral”. A palestra será das 14h às 17h.
Na sexta, dia 7, das 09h às 12h, o promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger, diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público de MS abordará o tema “Ética e integridade na política”.