Há mais de uma década, o complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... no Brasil ainda era uma área coadjuvante nas organizações Embora sempre tenha sido um departamento necessário, sua atuação era mais retraída, , cuidando principalmente de crises repentinas, ditando leis internas e acompanhando processos.
Embora em outros países o processo de mudança do setor tenha acontecido há muito mais tempo, no país, a área abriu suas portas recentemente para essa demanda. A reivindicação é de que deixe para trás o status de coadjuvante e assuma um papel que vá além de “uma ferramenta para lidar com crises”.
Esse necessário protagonismo vive um cenário de crescimento e visibilidade, uma vez que, no Brasil,, estamos finalmente nos movimentando em direção favorável a diversidade e inclusão dentro das empresas. Todos os espaços organizacionais vêm sendo ocupados por uma cultura de comunicação ativa a respeito de problemas como de assédio, discriminaçãoFenômeno sociológico que consiste em separar uma pessoa do coletivo por condições diferentes da maioria, seja por raça, cor, credo, sexo ou orientação sexual., bullying e outros tipos de má condita que precisam receber visbilidade para a construção de ambientes de trabalho saudáveis. Questões essas, que cabem ao compliance.
A sociedade também vive um processo de inovação social que luta ativamente contra as desigualdades e entende a raiz estrutural do problema no racismo e outros preconceitos relacionados à identidade de gênero e à orientação sexual. Empresas que não são capazes de acompanhar esse movimento sofrem com a perda de talentos, danos à reputação e imagem organizacional e aumento de processos trabalhistas.
Além de ser a coisa certa a se fazer, é também por estes motivos que as organizações precisam estar alinhadas com a construção de uma sociedade que repare as desigualdades e desorganização sócio-financeira. Diante deste contexto, é o compliance que direciona caminhos a serem seguidos nas relações que acontecem dentro da empresa e com stakeholdersPessoas ou grupos de pessoas com algum grau de envolvimento ou interesse em uma organização ou entidade, tais como empregados, clientes, fornecedores ou cidadãos que podem ser afetados por determinada..., e que deve zelar pela imagem da organização frente a esses públicos.
Para que alcance tal objetivo, o compliance deve atuar de forma democrática, colaborativa e acessível, com uma comunicação que dialogue com pessoas em todos os setores e níveis hierárquicos, e canais que tornem eficiente o contato com a área.
De fato, o compliance já não é apenas uma ferramenta para lidar com crises. Empresas disruptivas já entenderam que, muito mais do que lidar com as crises, é importante preveni-las e assumir que os problemas acontecem. Ao antever, é muito mais fácil prevenir. Essa é a melhor forma de zelar por cultura organizacional éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral. e orientada a uma cultura de confiança.
Originalmente publicado em startsup.com