Nos dias 26 e 27 de setembro, a nossa equipe esteve na Semana Pró-PME, organizada pelo EstadãoPME, em São Paulo. O evento contou com painéis de debates com figuras ilustres de empresas que vem se destacando no mercado como a Vtex, Dafiti, Petz, WeWork, Easy táxi, Dr. Consulta entre outras.
Além das palestras, o evento contou também com a Arena Tech, um espaço destinado a instrução sobre serviços destinados às PMES, encontro com CEOS e businessNegócio ou a atividade-fim da empresa. game, liderada por especialistas
Nosso primeiro dia de evento começou na Arena Tech com as palestras de Isys German, Letícia VItale e Thaís Mendes, do Hicth Personal Business Trainer, onde nos foi exposto o propósito do serviço de consultoria empresarial que analisa os KPIS de mercado para elaboração de um plano de negócios estratégico e a captação de investidores.
Logo em seguida, palestrou Vanessa de Freitas Gaeta, advogada sócia do Daniel advogados, que trabalha com propriedade intelectual. Seu diálogo foi focado no direito marcário, em relação a criação, desenvolvimento e uso da marca como diferencial competitivo. A especialista separou sua palestra em dois pilares: a visão do consumidor e a visão do empresário no uso da marca. Foi firme ao afirmar que construir uma marca para a empresa significa, para o empresário, exclusividade enquanto para o consumidor, representatividade; e também aproveitou o espaço para explicar os diferentes tipos de marcas e o direcionamento comercial que se faz ao optar por uma ou por outra.
Depois, tivemos uma palestra com um representante da empresa SAP, a importância da inovação tecnológica para empresas de todos os portes, onde focou na importância para as STARTUPS e explicou sobre os sistemas de gerenciamento oferecidos pela empresa para PMES.
Encerramos nossa cobertura da Arena Tech com o discurso do representante do Anjos Do Brasil, que falou sobre o apoio aos startups com faturamento abaixo de 1Mi/ano. Foi esclarecido que a referida empresa tem como objetivo apoiar investimentos de riscoQuantificação e qualificação da incerteza, tanto no que diz respeito a perdas quanto aos ganhos, com relação aos acontecimentos planejados. É um desvio em relação ao esperado. É uma incerteza..., mas que possuam algum tipo de inovação no mercado em que será inserida.
Saindo das Arenas Tech, fomos cobrir o painel ‘’Construindo Identidade’’, que contou com palestras do Tallis Gomes CEOChief Executive Officer (CEO): O Chefe Executivo da empresa, conhecido também como Diretor Executivo, Diretor Geral e Diretor Presidente ou Presidente. e fundador da Easy táxi e da plataforma SINGU, que presta serviços de beleza através de funcionários autônomos pelo aplicativo, e do Renato Veloso, vice-presidente da empresa Dr. Consulta.
O debate começou com uma pergunta muito interessante: ‘’um empreendimento pode aproveitar tempos de crise para crescer? ’’
Tallis Gomessalientou que, para a SINGU, por exemplo, a crise ajudou com que os profissionais filiados a plataforma trabalhassem de forma integral devido à falta de trabalho formal ou às condições ruins as quais estavam submetidos durante a crite. Salientou que seu empreendimento trouxe ao trabalhador do ramo de beleza um novo horizonte de ganhos financeiros e que a construção da identidade de sua plataforma se consolidou ao enxergar uma brecha no mercado e se tornar pioneira nesse tipo de serviço.
Já Renato Veloso informou que existem certas áreas em que o consumidor não pode abrir mão nem enxugar gastos, como por exemplo na área da saúde. Em se tratando de crise, nos disse: “2/3 da população brasileira não tem plano de saúde, e no último ano, três milhões de pessoas cancelaram o plano privado e agora dependem do Plano Único de Saúde (SUS), que é bastante deficitário. Com o Dr. Consulta, abrimos as portas para mais de um milhão de pacientes na grande São Paulo, o que é muito positivo em termos de oferta”. Sobre a construção de identidade do seu negócio, nos contou que a marca passou por uma transição, tendo começado como uma opção exclusivamente mais acessível de consultas médicas, trabalhando, hoje em dia, com diversas plataformas de serviços de saúde.
No segundo dia do evento (27), acompanhamos o painel que contou com o debate de Malte Huffmann, da Dafiti e do Lucas Mendes, da WeWork.
Malte contou como surgiu a ideia de empreender no ramo varejista da moda. Explicou que um dia um amigo mostrou como no oriente as pessoas estavam anunciando roupas para vender pela internet. Tiveram, então, a ideia de criar um site multimarcas para que o comprador não precisasse investir tempo e esforço no seu deslocamento até shoppings ou lojas. Contou ainda sobre as dificuldades que teve para abrir seu negócio aqui no Brasil devido à várias barreiras burocráticas que, em sua opinião, são muito maiores que em outros países como em seu país de origem, a Alemanha.
Já Lucas Mendes contou como começou a sua trajetória de empreendedor, quando saiu do setor público, onde trabalhou no Ministério da Justiça, e migrou para o setor privado, para trabalhar em banco. No Banco Itaú, foi co-funda dor do projeto CUBO, e a partir de então, viu que tinha perfil para empreender, quando então em janeiro de 2017 ficou responsável pela sede nacional do empreendimento WeWork, uma empresa americana que fornece espaço de trabalho compartilhado e que teve um crescimento muito rápido no Brasil, principalmente em São Paulo.
Em sua fala ele nos mostrou que ser fundador não necessariamente te faz crescer como empreendedor e que, muitas vezes, a liderança precisa terceirizar decisões através de seus colaboradores que estão mais especializados em determinadas áreas da empresa. Deixou claro a importância em existir coesão entre os diferentes setores e a necessidade de dar autonomia aos funcionários da empresa para tomar decisões sem que tudo se passe para a liderança.
Por fim, acompanhamos o último painel ‘’Tudo é empreendedorismo’’, com debates sobre outras formas de empreendimentos com Sandra Perez, do Palavra Cantada e Alex Atala, renomado chefe de cozinha.
Sandra contou como enxergou a música como um novo negócio e como quetudo começou criando composições de ninar para o público infantil, e como, ao longo de sua trajetória, percebeu uma mudança de eixo de seu público. “Nós passamos a ter um público cada vez mais urbano e não fazia sentido se cantar apenas o boi da cara preta. No início, pensamos em músicas de ninar, mas muitas das mães que ouviam as canções nos diziam: meu filho não dormiu, mas a gente achou uma forma de ficar mais juntos” , salientou a artista. Explicou ainda que no início não tinha a menor noção comercial do seu negócio e que, como musicista, começou seguindo sua intuição e apostando no seu conhecimento técnico.
Por sua vez, o chef Atala esclareceu que um negócio deve gerar valor e utilidade. Para ele, o mais importante de um empreendimento não é o planejamento financeiro, o mercado que se estabelece ou o público alvo, mas sim o que se gera de valor para as pessoas que consumirão seus produtos ou serviços. Ele acredita que uma empresa deve presar por seus valorescrenças julgadas corretas em relação a interações com outras pessoas ou empresas. para, a partir deles, ter utilidade para o consumidor. Em sua fala nos disse: ‘’Criatividade não é fazer o que ninguém faz. Criatividade é fazer o que todo mundo faz, mas do jeito que ninguém espera’’.
Em nossa opinião, as palestras do Tallis Gomes e do Lucas Mendes foram muito esclarecedoras e ricas de experiência de forma com que o público ali presente não só obtivesse conhecimento sobre empreendedorismo, mas também conseguisse visualizar com casos reais como podemos empreender de forma diferenciada e nos utilizarmos das barreiras que nosso negócio enfrentam para crescer e criar vantagens sobre concorrentes.
As representantes da Hicth Personal Business Trainer também cumpriram de forma precisa seu papel com o público presente de elucidar aos empreendedores seus principais objetivos, dificuldades e como se estruturar no mercado de forma a ter mais chances de sucesso com muito estudo e envolvimento em seu negócio.
O evento agregou muito para aqueles que tem interesse em empreendedorismo e foi capaz de impactar diversos públicos que tiveram ainda a chance de fazer ‘’Networking’’ com outros empreendedores e trocar experiências com profissionais de diferentes ramos. Ressaltamos a importância da promoção de eventos como este para o empreendedorismo brasileiro e agradecemos ao EstadãoPME a parceria conosco. Até o próximo!