Em algum momento de sua trajetória, empresas familiares e de capital fechado se veem impelidas a realizarem auditorias de padrão internacional. É uma etapa importante para o crescimento da organização, porque melhora seus padrões internos de gestão e governança, com ganhos de eficiência, e incrementa a visão do mercado financeiro, que identifica um novo padrão para a concessão de crédito a taxas mais amigáveis.

“Em geral, pequenas e médias empresas não são obrigadas a realizar auditorias, mas têm muito a ganhar com elas”, afirma José Ricardo Faria Gomez, sócio de Auditoria & Assurance da Deloitte e líder de Auditoria para o segmento Private (grupo especializado e focado no atendimento a pequenas e médias empresas). “Muitas vezes, parceiros, investidores e stakeholders cobram um avanço na governança. Neste momento, o empreendedor costuma avaliar se tem porte para contratar uma grande empresa de auditoria”.

Esta é uma dor do mercado, aponta Gomez. “Existe uma desconfiança em relação ao quanto uma empresa de menor porte será considerada prioridade para as grandes organizações especializadas em auditoria. Além disso, para quem já passou pelo processo, fica a impressão de que, ao final do cronograma, surgem demandas inesperadas”. Em resposta, a Deloitte implementou uma solução de “auditoria para segmento Private”, com um grupo dedicado às demandas deste mercado específico.

De fato, estabelecer padrões que assegurem a transparência e o reporte de informações confiáveis é determinante, especialmente em uma era marcada por contínuas exigências. Para atender de forma diferenciada aos mercados em expansão, a Deloitte mantém um time exclusivo dedicado a negócios com operações menores e especializado nas normas do CPC PME. Assim, oferece aos clientes um atendimento customizado e dedicado, reduzindo sobremaneira falhas de comunicação durante o processo de auditoria e solicitações intempestivas.

“A conclusão do trabalho de auditoria também depende da disposição dos clientes em contribuir com informações de forma proativa. Com a melhoria na interação aliado às nossas tecnologias, conseguimos reduzir de forma significativa a quantidade de solicitações ao final do processo”, explica Gomez, que tem mais de trinta anos de experiência profissional em auditoria.

Assim, as lideranças conseguem visualizar os resultados diretos do trabalho de auditoria sobre suas empresas, com impacto, inclusive, sobre o ambiente organizacional e melhoria em seus controles internos. “Quando existe um acompanhamento de algum processo, que será revisado por um terceiro, o comprometimento dos times envolvidos é muito maior”, afirma Gomez.

A atenção às necessidades deste público específico, somada a um esforço em melhorar o relacionamento com os clientes ao longo do processo de auditoria, caminha em paralelo com a ferramenta Levvia, desenvolvida por especialistas globais da Deloitte e implementada globalmente.

A Levvia é uma plataforma de auditoria em nuvem, que padroniza processos e automatiza ações repetitivas, de forma a proporcionar assertividade e eficiência. Assim, oferece uma experiência simplificada e de qualidade. “A plataforma aumenta a qualidade, a eficiência e fornece resultados mais rápidos e eficazes”, descreve Gomez. “Com o apoio em tecnologia, com a implementação de um processo que responde às demandas deste setor e com profissionais dedicados e especializados, estamos reformulando completamente a maneira como as empresas de menor porte acessam e experimentam o trabalho de auditoria.”

A plataforma oferece um hub para informações, com painéis que aumentam a visibilidade do status do processo de auditoria e dos recursos integrados de colaboração, além de procedimentos consistentes e automatizados que aceleram a entrega dos serviços de auditoria e reduzem o esforço manual da equipe.

Inclui, ainda, uma tecnologia integrada que gera um fluxo de dados direto e eficaz ao longo do monitoramento de auditoria, suportando uma alta qualidade de entrega e minimizando imprevistos. Assim, é possível gerar insights para os negócios por meio de análises.

O resultado, para as empresas que aderem ao processo, é um passo importante para a melhora de seus padrões internos de gestão e governança.

 

Publicada originalmente nos site do Valor

Publicado na CompliancePME em 25 de abril de 2024