Publicado na CompliancePME em 14 de março de 2024

A BoardAcademy, uma EdTech que forma, desenvolve e certifica conselheiros em diversos setores, compartilha os resultados de uma pesquisa inédita que teve como objetivo traçar o perfil de empresas brasileiras para entender a atuação de conselhos e o impacto no desenvolvimento dos negócios.

Dos entrevistados, 33% enfrentam dificuldades para encontrar talentos em áreas como inovação, governança e estratégia empresarial. Por outro lado, 28% ainda não implementaram um conselho estruturado.

O estudo revela também que a maioria (56%) não tem projetos voltados à sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG), em comparação com 44% que afirmaram integrar iniciativas nas áreas.

O levantamento foi conduzido pelas comissões temáticas da empresa no segundo semestre de 2023.

Outros números

A maior parte dos respondentes é proprietário ou fundador (56,9%); diretores representam 17,4% e CEOs, 12,8%. O envolvimento deles com organizações de médio porte se destaca (34,9%) e sociedades anônimas de capital fechado vêm na sequência, com 13,8%.

Ainda, 65% dos entrevistados lideram empresas com mais de dez anos de maturidade, ultrapassando a média de vida organizacional no Brasil, que é de 11,6 anos, segundo dados do IBGE. A indústria foi o setor predominante (26,6%), seguida por serviços (23,9%).

Relevância da pesquisa

As comissões temáticas da Board Academy desempenham papel crucial como think tanks na evolução da governança corporativa. Focando em temas específicos, oferecem análises especializadas e recomendações detalhadas, promovendo inovação e debate construtivo. Agindo como centros de excelência, contribuem também para o desenvolvimento sustentável e a competitividade global das corporações ao influenciar decisões estratégicas e políticas.

Importância dos conselhos

Os conselhos consultivos atuam no fortalecimento da governança corporativa e na orientação estratégica das empresas brasileiras. Em um ambiente econômico desafiador e em constante transformação, ter um grupo diversificado e experiente de conselheiros pode prover insights valiosos, contribuindo para tomadas de decisões assertivas e mitigação de riscos.

“Em geral, as empresas no Brasil enfrentam uma série de obstáculos que dificultam o crescimento e consolidação. A expectativa é que as informações sirvam para análise e reflexão em torno dos principais atores estratégicos nas organizações, que são os conselheiros”, compartilha Farias Souza, CEO da BoardAcademy.

 

Publicada originalmente no site RH pra Você