Subimos a barra. Mais informações, e com detalhes, foram incluídas nos questionários da pesquisa Época NEGÓCIOS 360º, conduzida pela Fundação Dom Cabral. Para obter pontuação em Desempenho Financeiro, por exemplo, já não há mais a opção de informar os dados. É preciso anexar o balanço – e se ele não for auditado, a empresa deixa de ganhar pontos. Em Inovação, o aperto foi forte para chegar à verdade sobre resultados concretos. Por isso, o desafio aparece com um número reduzido de pontos na média, em relação aos outros.

ESG/Governança mostra-se como a grande estrela. Em 100 pontos possíveis, a média das 410 participantes foi de 61 pontos; das TOP 30, 80 pontos; e das TOP 10, 85 pontos. Pela primeira vez na história do anuário, ESG/Governança supera qualquer um dos outros cinco desafios. Pode ser consequência de tempos instáveis pós-pandemia, com cenário brasileiro e mundial confuso, agravado pela guerra na Ucrânia. E com reflexos nos resultados das 500 maiores companhias. Mas o fato é que a governança já está consolidada nas melhores empresas desta edição.

Na Suzano, campeã de Papel e Celulose, do desafio Desempenho Financeiro e Empresa do Ano, a governança corporativa vem de uma “evolução ao longo do tempo e mostra um grande dinamismo”, afirma Walter Schalka, presidente da companhia. “Temos um conselho que está sempre inovando, com maioria independente e 33% de participação feminina.”

Sim, diversidade é um tema muito caro às melhores. E, na pesquisa, foi pedido um detalhamento maior. “Pelo resultado, percebe-se a necessidade de avançar muito em alguns aspectos”, diz a estatística Ana Denise Ceolin, da Integratum, a quem coube aplicar a pesquisa, processar os dados e fazer análises das práticas de gestão das empresas de maior destaque. “Das 410 participantes, 300 têm conselho de administração e 227 registram mulheres entre os integrantes, uma presença até razoável. Mas só 23 contam com negros, e oito com pessoas LGBTQI+.” Na diretoria executiva, apenas em 6% das pesquisadas as mulheres são CEO.

Prestes a completar o centenário em 2024, com uma estrutura robusta de conselho e vários comitês, a Suzano pode usar linguagem leve e jovem para alguns temas específicos. Em 2022, por exemplo, concluiu e publicou a política interna de governança e proteção de dados pessoais (P&PD). Ou peipedê, como chamou a Central de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, um site com informações sobre a importância da governança e da proteção de dados. “O nosso papel vai além da nossa estrutura. Buscamos todos os dias estourar a bolha e conscientizar cada vez mais as pessoas, colocando-as no controle dos seus dados pessoais”, diz um dos textos publicados na central peipedê.

Publicada originalmente na Época Negócios

Publicado na CompliancePME em 6 de outubro de 2023