Com a presença do presidente Sérgio Coelho e do CEO Bruno Muzzi, o Atlético-MG lançou o sistema de compliance e gestão, denominado ÉTICO (Ética, Integridade e Compliance), em evento na sede administrativa do clube.

O programa reúne regras e conformidades de gestão e atuação de todas as áreas do clube, integrando também o conselho deliberativo, o Instituto Galo, a Arena MRV (futuro estádio) e até mesmo a torcida. São três etapas, com oito processos de gerência.

– Uma cultura ética é imprescindível para a transparência, valor inegociável do Galo, Instituto Galo e Arena MRV. Por isso, cumprir as normas legais e regulamentares que envolvem o Clube é um dever de todos os que, de alguma maneira, nos representam. Os conselheiros do Clube, funcionários, fornecedores, parceiros, patrocinadores e torcedores devem atuar de acordo com os valores e ideais do Atlético.

“Internamente, a Área de Compliance é a guardiã destes valores e ideais, trabalhando disseminando-os e, também, atuando para buscar evitar que ocorra qualquer tipo de desvio ou inconformidade”.

Além disso, são quatro pilares na implantação do ÉTICO: apoio da alta administração e recursos de compliance, código de conduta e políticas, treinamento e comunicação, canal de denúncias e investigação.
No caso do primeiro pilar, há o Departamento de Compliance e Integridade Corporativa, com o conselho de ética e disciplina, e comitê de integridade, o qual é formado pelos seguintes elementos:

Compliance Officer – Fernando Monfardini
Diretor Financeiro – Thiago Maia
Diretor Jurídico – Luiz Fernando Pimenta Ribeiro
Conselheiro – Jarbas Soares
Conselheiro – Jorge Salum

Originalmente publicado no GE

Publicado na CompliancePME em 25 de julho de 2022