Nesta quinta, 03, a JBS lançou um treinamento em vídeo para pecuaristas se capacitarem a respeito do Código de CondutaConjunto de normas para direcionar e disciplinar todos os colaboradores, estabelecendo os princípios culturais da empresa. de Parceiros de Negócios da companhia. Para explicar a iniciativa, o mestre e doutor em direito comercial pela Universidade de São Paulo, José Marcelo Martins Proença, diretor de complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... da JBS, concedeu entrevista ao Giro do Boi.
“Hoje nós inauguramos o treinamento sobre o Código de Conduta de Parceiros de Negócios da JBS. Esse código foi aprovado pelo Conselho de Administração da JBS em 2018 e agora em 2020 foi atualizado, trazendo algumas matérias extras, como direitos humanos e bem-estar animal”, contextualizou Proença.
O especialista revelou quais as novidades dentro deste código. “O que se tem agora nesse código de conduta, aprovado em 2018 e revisado em 2020, é apenas uma boa organização dessas ideias que há muito têm sido cumpridas e têm sido objeto de atenção de pecuaristas, mas talvez não há tanto tempo assim dos outros parceiros de negócios. E agora nós temos esse documento padronizado e, mais interessante ainda, a partir de agora, facilitado o conhecimento desse documento por meio desse treinamento”, esclareceu.
De acordo com o executivo, o código em si serve como guia para a condução de negócios não somente com pecuaristas, mas para todos os parceiros da empresa. “Não é um código somente para pecuaristas ou somente clientes e varejo, serve para todos os parceiros de negócios da JBS, com regras especiais de cumprimentos de legislação existente, de cumprimento de normas regulatórias, de cumprimento de boas práticas em toda a cadeia de valor em que a tua a JBS”, explicou. “Serve para fornecedores, para clientes, para revendedores, para varejo e para todos aqueles que têm algum relacionamento com a JBS no cumprimento de sua atividade comercial”, frisou.
Segundo Proença, o novo treinamento – este, sim, voltado especialmente aos pecuaristas de corte – serve como reforço para uma conduta em que os produtores já são referência mundialmente. “Nós já temos toda uma história, uma tradição de relacionamento excelente com os pecuaristas, que são exemplo de cadeia de valor. Os pecuaristas, nós sabemos, tradicionalmente cumprem com uma série de exigências ambientais e trabalhistas em nosso país, mas mostram também muito interessados em ainda evoluir mais nessa sua responsabilidade social, nessa sua responsabilidade ambiental com o nosso país em toda a cadeia de valor. Então o código, na verdade, traz as balizas, as réguas de maneira muito objetiva, com uma linguagem muito simples, muito direta do que é indispensável para manter um bom relacionamento com a JBS e para que a JBS, com todos os seus parceiros de negócio, sejam mais eficientes, sejam mais responsáveis e, portanto, tenham muito mais destaque no mundo competitivo, como é o nosso”, sustentou.
A conduta, conforme frisou o executivo, atende anseios de consumidores de carne no Brasil e em todo o mundo. “A gente verifica isso dia após dia. O consumidor nacional e o internacional também – e nós somos uma empresa transnacional, portanto todos sabemos que muitos dos nossos produtos são consumidos fora do país – não querem saber apenas características do produto, da forma como ele chega à mesa do consumidor. Ele quer saber todo o caminho para que aquele produto chegue até a sua mesa. Então saber quem é o pecuarista, como atua o pecuarista, como atuam todas as demais empresas responsáveis para que aquele produto chegue à sua mesa. […] Cada vez mais somos cobrados, e cobrados no bom sentido, na ideia de que somos responsáveis não na hora que o gado chega até à nossa fábrica para chegar até o consumidor. Não, nós somos cobrados, assistidos e perguntados sobre como é que esse gado chegou até a nossa planta”, enalteceu.
TREINAMENTO E EMISSÃO DE CERTIFICADO
O treinamento está disponível em um vídeo de menos de cinco minutos disponível na página jbs.com.br/pecuaristas. Depois de concluída a transmissão do treinamento, a página é automaticamente atualizada, disponibilizando um formulário pelo qual o pecuarista preenche com seus dados para ter o certificado emitido.
“Este treinamento para o qual nós estamos convidando todos os pecuaristas parceiros da JBS, para que comecem a fazer a partir de hoje, ele traz diversas matérias relacionadas […]. Sustentabilidade é uma delas. Outra delas é uma intransigência absoluta com relação a trabalho infantil, a trabalho forçado, a trabalho análogo ao escravo. Não dá para se admitir isso em qualquer ponto do nosso território nacional por uma questão de integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões., de responsabilidade de todos nós, inclusive dos pecuaristas. Além disso, a gente pensa muito em direitos humanos relacionados à não discriminaçãoFenômeno sociológico que consiste em separar uma pessoa do coletivo por condições diferentes da maioria, seja por raça, cor, credo, sexo ou orientação sexual. de qualquer natureza no que diz respeito a raça, cor e assim por diante. Então são outros pontos que também serão vistos dentro desse treinamento, que é muito simples”, adiantou Proença.
“Por meio desse certificado, o pecuarista consegue mostrar uma maior força, uma maior proximidade e uma maior sinergia de um excelente relacionamento com a JBS dentro da cadeia de valor”, ressaltou.
O executivo comentou também uma iniciativa paralela ao Código de Conduta de Parceiros de Negócios da empresa, a Linha ÉticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral. JBS, que também ganha espaço de destaque no vídeo do treinamento.
“Nesse treinamento nós temos a consolidação dessas informações todas do código de conduta, facilita conhecimento de todos e a gente padroniza uma excelente conduta dentro da cadeia de valor. Agora termina-se esse treinamento mencionando que a JBS já há alguns anos tem a sua Linha Ética. A Linha Ética é o canal de denúncias da JBS, é um canal que respeita o anonimato, a não retaliação, o segredo absoluto e é uma linha de comunicação com a companhia por qualquer pessoa de dentro da companhia ou de fora que queira relatar condutas que supostamente sejam incorretas”, observou.
“É um canal de 24 horas por dia, sete dias por semana, você pode fazer (seu relato) por telefone ou por e-mail, pode ser em português, inglês, espanhol ou italiano. Esse relato chega até a equipe de compliance da JBS, nós verificamos do que se trata e, se for algo que precise efetivamente ser tratado, a gente encaminha para o tratamento da questão”, concluiu.
Esta notícia foi publicada originalmente no Giro do Boi