No dia 20 de abril, profissionais de várias áreas interessados no tema ComplianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... se reuniram para uma manhã de discussões produtivas na sede da CEU – Escola de Direito, em São Paulo.
Durante Fórum Compliance: O desafio de implementação de compliance nas pequenas e médias empresas foram debatidos os desafios enfrentados na gestão da cadeia de fornecedores, assim como foi elaborada uma pauta de ações necessárias para educação e fomento do setor das PMEs na área de compliance.
Após a apresentação do tema feita pela professora Ana Claudia Karam, o grupo se dividiu em três subgrupos para a discussão de umcaso liderados pela professora Adriana Pugliesi. Muitas ideias surgiram nesse momento, envolvendo os valorescrenças julgadas corretas em relação a interações com outras pessoas ou empresas. da empresa estudada, a sua cultura corporativa e tudo o que o compliance, alinhado com a governança corporativaÉ o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e..., poderia acrescentar a uma média empresa passando por um momento de crescimento nos negócios e transição de liderança.
Após um breve intervalo, o debate foi mediado pela advogada Cláudia Pitta, sócia da consultoria Evolure, e teve como debatedores o professor Yuri Sahione e a advogada Camila Gullo. Foram abordadas questões sobre a diferença entre Compliance e IntegridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões., a colaboração necessária entre PMEs e grandes empresas no contexto do Compliance e quais são os principais desafios das PMEs para a implantação de programas de Compliance e políticas de integridade em seus negócios.
Ao final do evento, foi oficialmente lançado o Portal CompliancePME (https://www.compliancepme.com.br), que surgiu de uma iniciativa da advogada Camila Gullo, incentivada pela mentora Claudia Pitta e demais professores da CEU – Escola de Direito com o objetivo de dar apoio e suporte às PMEs, viabilizando a implantação efetiva de programas de integridade nas pequenas e médias empresas brasileiras.
Todos os presentes foram convidados a acessar o portal, se cadastrarem para ter acessoa notícias, artigos e conteúdos exclusivos, como e-books especiais sobre o assunto, e também a redigirem artigos para compartilhamento e continuidade da discussão que teve início no fórum.
Confira abaixo algumas fotos do fórum, clique para ampliar: