O setor de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel estratégico na empresa. Além de ser o responsável pelo relacionamento dos colaboradores com a organização, contratar talentos, realizar desligamentos e gerenciar questões comportamentais internas, os profissionais da área contribuem para que os processos de complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... sejam cumpridos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança CorporativaÉ o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e... (IBGC), o compliance pode ser compreendido como um conjunto de normas adotado por uma organização, pública ou privada, para assegurar a conformidade com a legislação que abrange a atividade.
Nesse sentido, há uma conexão entre os setores de RH e compliance, pois ambos atuam diretamente com o aspecto comportamental. Dessa forma, um trabalho integrado pode contribuir para o maior envolvimento e engajamento da equipe com o cumprimento de regras, normas e leis.
Segundo especialistas da área organizacional, compliance e RH devem caminhar juntos – um ajudando o outro – e de forma humanizada. Desse modo, a orientação é desenvolver ações que possibilitem a aplicação prática do que é disposto no código de condutaConjunto de normas para direcionar e disciplinar todos os colaboradores, estabelecendo os princípios culturais da empresa. e o treinamento dos colaboradores.
Por outro lado, as políticas de compliance também podem contribuir para que o RH mantenha a sua rotina de trabalho em conformidade com a legislação que abrange o setor, como leis trabalhistas, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPDLei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 12.709/2018): Lei Brasileira que visa garantir a proteção e a privacidade de dados pessoais. Equivalente a GDPR que é o regulamento europeu...), entre outras.
Integração na prática
A gestão de pessoas é definida como uma estratégia, desenvolvida pelo departamento de RH, que tem como objetivo alinhar os colaboradores com a cultura e a missão da empresa.
Para isso, é responsável por motivar os trabalhadores, melhorar a comunicação interna, incentivar o trabalho em equipe, manter a base de talentos engajada e desenvolvida. As tarefas também incluem questões administrativas, como monitoramento de ponto, agendamento de férias e licenças, onboarding, entre outras.
Já o setor de compliance atua em diferentes frentes para assegurar a conformidade da empresa. Para isso, os profissionais da área realizam uma avaliação de riscosAvaliar a probabilidade e a severidade do dano. Probalidade x Impacto. Normalmente são avaliados em: baixo, médio, alto. de todos os setores a fim de identificar quais são os mais suscetíveis ao descumprimento da legislação.
A partir da análise, a equipe de compliance elabora um conjunto de regras internas para prevenir os possíveis riscos. As medidas devem ser seguidas por todos os funcionários, sem exceção. Por isso, o trabalho do compliance é considerado abrangente e contínuo, uma vez que também estão entre suas funções identificar e solucionar irregularidades cometidas no ambiente empresarial, conscientizar e treinar os colaboradores, monitorar e aprimorar as políticas internas de compliance.
Na estratégia de gestão de pessoas, o compliance agrega valor para que as normas externas e os procedimentos internos sejam cumpridos na rotina diária. Dessa forma, os processos são realizados pela equipe de RH com éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral., transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal. e integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões..
As políticas e as ferramentas de compliance precisam ganhar a aprovação e a adesão dos funcionários. Nesse sentido, a gestão de pessoas pode desenvolver atividades que fortaleçam esse engajamento.
Mais resultados
Empresas que desenvolvem assertivamente os processos de compliance tendem a melhorar seus resultados, conforme pontua o IBGC. Para o órgão, o programa de conformidade deve ser visto pelos colaboradores como um “guia de princípios e valorescrenças julgadas corretas em relação a interações com outras pessoas ou empresas.”.
A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) reconhece que o compliance deve “entrar na pauta” dos profissionais da área, tanto para que o setor atue em conformidade, quanto para auxiliar a equipe no cumprimento das normas internas.
A integração entre as áreas tende a potencializar os resultados alcançados pela empresa. No trabalho de recrutamento feito pela equipe de RH, os responsáveis devem assegurar a contratação de funcionários íntegros e com a visão alinhada aos valores do negócio. A medida irá beneficiar a organização.
A formação de uma equipe comprometida com os propósitos e a conduta profissional esperada pela empresa facilita o engajamento e a participação nas ações internas, o que favorece o sentimento de pertencimento e um bom clima organizacional. Todos esses fatores influenciam na motivação, na produtividade e nos resultados.
Os treinamentos sobre compliance podem ser compartilhados com o setor de RH. A ação pode facilitar a adesão dos funcionários e contribuir para uma maior conscientização sobre o assunto. Para isso, as capacitações devem ser de fácil entendimento e oportunizar o esclarecimento de dúvidas.
Originalmente publicada no site Diário do Comércio