É reconhecida a importância de um sistema sólido de Governança Corporativa para mitigação de riscos e melhoria contínua dos negócios. A adoção de práticas de governança eleva a eficiência dos processos de gestão conduzindo a melhores e mais completas avaliações com efeitos positivos sobre o desempenho de curto e longo prazo das organizações.

Aumenta ainda a transparência, contribuindo para a construção e manutenção de relações de confiança com os diversos stakeholders, incluindo clientes, comunidade, investidores, empregados e demais partes interessadas.

Um processo de decisão estruturado, capaz de coordenar múltiplos interesses, confere à empresa agilidade para inovar e atualizar continuamente seu modelo de negócios, possibilitando que as oportunidades sejam aproveitadas e os riscos mitigados e endereçados.

Atuar em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado não é apenas uma atitude apropriada, é também uma conduta essencial para a sustentabilidade do negócio.

Em organizações que operam mundialmente, o desafio de assegurar a conformidade com as diversas legislações é ainda mais complexo, pois além do monitoramento constante e efetivo, é necessário compatibilizar as diversas normas aplicáveis, impulsionando o nivelamento das práticas aos padrões mais elevados.

Para além da redução de riscos intrínsecos ao negócio, o fortalecimento da estrutura de governança corporativa contribui para sedimentar credibilidade e confiança – elementos essenciais para manutenção de um relacionamento saudável com as partes interessadas.

Com a crescente conscientização da população e a democratização do acesso à informação, as empresas são continuamente avaliadas em dimensões múltiplas, que vão muito além da conformidade legal e incluem transparência, equidade, prestação de contas, desempenho socioambiental e responsabilidade corporativa.

A criação de um sistema interno de regras que oriente as decisões da empresa é fundamental para assegurar a conexão entre a estratégia e essas diferentes perspectivas.

Regras, no entanto, precisam se desdobrar em práticas consistentes no tempo, que demonstrem a adoção de ações por convicção e não por conveniência, de forma genuína, autêntica e integradas à cultura da empresa.

A CBMM trata com prioridade a construção de padrões internacionais de governança, qualidade e segurança para atender às exigências do mercado global de produtos industrializados de Nióbio.

A fim de garantir e manter essa liderança, a empresa segue aprimorando a solidez de sua estrutura de governança corporativa de forma abrangente, endereçando todas as relações com seus públicos de interesse, seja no Brasil ou no exterior.

A estrutura de governança é baseada em pilares que abrangem quatro principais aspectos: organizacional, que envolve as estruturas, normas e processos internos; responsabilidade corporativa e prestação de contas; e ética e equidade, princípios que estão inseridos na cultura organizacional e que vão muito além do mero cumprimento legal, orientando as decisões, posicionamento e estratégia corporativa.

Neste contexto, há anos, a CBMM possui um programa efetivo de compliance, que conta com um canal anônimo para relatos e denúncias, além de diversas políticas, incluindo Código de Ética, política de contratação de terceiros; doações e patrocínios; conflitos de interesses; de anticorrupção e manual de concorrência.

Nos últimos anos, também foram implementadas importantes iniciativas relacionadas à governança, como a criação de comitês temáticos do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria e Riscos independente e 3 novas comissões, a de Sanção Econômica e Embargos; a Comissão de Sustentabilidade e a Comissão de Diversidade.

Também foi implementado um programa de proteção de dados e de segurança da informação, alinhados às legislações de proteção de dados de todos os países em que a Companhia possui subsidiárias e escritórios de representação.

A empresa tem consciência de que há muito a evoluir, mas tem a convicção de que parte importante dos resultados alcançados resulta da busca contínua das melhores práticas de governança. Tem orgulho de integrar um grupo de empresas brasileiras com atuação mundial, reconhecidas pelo compromisso em contribuir com uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.

 

Originalmente publicado no Diário do Comércio

Publicado na CompliancePME em 28 de janeiro de 2022