Governança corporativa corresponde a um conjunto de práticas e valores desenvolvidos e propagados por lideranças que estabelecem as principais diretrizes de uma empresa. Em busca de estimular o desenvolvimento organizado de startups e scale-ups, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) disponibilizou uma ferramenta online e gratuita por meio da qual é possível realizar uma autoavaliação sobre a governança da empresa e obter diagnósticos especializados.

A primeira parte do processo é o preenchimento de um formulário constituído com base em 37 práticas de governança recomendadas pela publicação Governança Corporativa para Startups & Scale-ups do instituto. Ele pode ser realizado por empreendedores, investidores, conselheiros ou consultores, além de outros agentes do ecossistema, e segue quatro diretrizes principais: Estratégia e Sociedade; Pessoas e Recursos; Tecnologia e Propriedade Intelectual e Processos e Accountability.

Saiba mais
Após esta etapa, segundo o gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC, Luiz Martha, a empresa receberá um relatório por meio do qual poderá avaliar quando, e com qual prioridade, as lacunas identificadas devem endereçadas. Assim, é possível definir como será a sua jornada de evolução de governança corporativa.

Também de acordo com Martha, a pontuação de cada startup leva em conta sua fase de evolução (ideação, validação, tração e escala) e o seu estágio de desenvolvimento (inicial, intermediário, avançado e maduro). A ferramenta está disponível no site do IBGC.

 

Originalmente publicado na Revista PEGN

Publicado na CompliancePME em 1 de dezembro de 2021