Publicado na CompliancePME em 21 de junho de 2022

O Ministério Público Federal (MPF) na 2ª Região (RJ/ES) instituiu, nesta segunda-feira (20), seu Programa de Integridade e Compliance (portaria PRR2 138/2022). A intenção da procuradoria regional é fomentar internamente a disseminação de valores como integridade, ética pública, transparência e conformidade às leis e prevalência do interesse público. A expectativa da comissão interna preparatória do programa é que o clima de trabalho favoreça mais a governança institucional e o aprimoramento dos instrumentos de prevenção de atos lesivos à administração pública.

O programa da procuradoria tem três eixos fundamentais de atuação:
– Gestão e Governança, que abrange ações como a criação do Código de Ética da Procuradoria;
– Ética, Controle e Transparência, com ações como o aprimoramento de canais de recebimento de denúncias internas e externas; e
– Cidadania e Integração, que inclui a interação com outras instâncias de integridade do MPF.

O Plano de Integridade dessa unidade do MPF terá vigência de dois anos e envolve atividades de capacitação e de identificação das instâncias preexistentes com funções inerentes ao Programa de Integridade, prevenindo-se redundâncias ou sobreposições de funções.

“Foi um trabalho excepcional da comissão que estudou a criação do Programa. É uma iniciativa que segue uma tendência verificada no Conselho Nacional do MP, o CNMP, e outros ramos do MP brasileiro”, afirma o procurador-chefe Artur Gueiros.

Orignalmente publicado no Portal do MPF