Durante o mês de agosto, o Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho capacitou os servidores das áreas técnicas e administrativas dos Escritórios Regionais para maior controle de recursos repassados para execução de programas do Governo nos municípios.
Segundo o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach, a qualificação dos servidores faz parte do programa de integridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões. e complianceSubstantivo advindo do verbo to comply (agir de acordo, cumprir, obedecer). Estado de estar de acordo com as diretrizes ou especificações estabelecidas pela lei ou regras, políticas e procedimentos de... da pasta. “O intuito é aprimorar os controles internosé um processo desenvolvido para proporcionar segurança razoável às operações, divulgação e conformidade. As atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir..., trazendo maior transparênciaÉ o que se pode ver através, que é evidente ou que se deixa transparecer. É a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal., seguindo a tendência de modernização da administração pública implementada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior”, disse ele.
“O treinamento dos escritórios regionais é resultado de trabalhos de auditoriaÉ um processo de verificação e análise de atividades desenvolvidas por uma determinada empresa. O seu objetivo principal é examinar se elas estão de acordo com o que foi planejado... e fiscalização efetivados pela equipe do Departamento de Justiça no ano de 2019 no Programa AFAI, em cooperação com o Ministério Público do Estado do Paraná”, explicou o chefe do Departamento de Justiça, Felipe Hayashi.
TÉCNICAS – na capacitação, como referência, foram abordadas técnicas baseadas na fiscalização do Programa de Atenção às Famílias de Adolescentes Internados (AFAI). Foram contempladas técnicas básicas de análise documental, visando, também, a comprovação da adequação das despesas, bem como técnicas de inspeção física dos municípios para verificação do atingimento dos objetivos e metas dos programas. Essas técnicas são aplicáveis a qualquer programa do governo estadual que envolva repasse de recursos aos municípios, especialmente na modalidade fundo a fundo.
A capacitação foi realizada em quatro turmas. Participaram os escritórios de Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Irati, União da Vitória, Guarapuava, Apucarana, Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Pato Branco, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão e Maringá.
Esta notícia foi publicada originalmente no Portal do Governo do Paraná.