Publicado na CompliancePME em 5 de abril de 2024

Bloomberg — A Nestlé está enfrentando uma demanda formal de alguns acionistas, incluindo a Legal & General Investment Management, para melhorar significativamente a quantidade de alimentos saudáveis que a companhia vende.

Um grupo de investidores, liderado pela ShareAction, apresentou uma resolução pedindo à fabricante de barras de chocolate Kit Kat que estabeleça uma meta internacionalmente aceita para aumentar a proporção das vendas de alimentos mais saudáveis, em um momento de crescente problemas na saúde relacionados à má nutrição em todo o mundo.

Para que a medida seja aprovada, pelo menos 50% mais um voto do capital social registrado representado na assembleia anual em abril precisaria ser votado a favor da resolução. As ações da Nestlé caíram cerca de 10,5% no último ano.

A pressão sobre as empresas de alimentos está aumentando para tornar sua gama de produtos mais saudável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dietas não saudáveis são um dos motivos por trás das taxas globais de crescimento da obesidade, aumentando o risco de diabetes, doenças cardíacas, derrames e alguns tipos de câncer. A agência de saúde estima que a obesidade custará à economia global US$ 4,3 trilhões por ano até 2035.

A iniciativa da ShareAction acontece cerca de seis meses depois que a empresa de investimento responsável criticou a maior fabricante de alimentos do mundo por depender muito “das vendas de alimentos menos saudáveis” e não fazer o suficiente para impulsionar as vendas de produtos mais nutritivos.

Na época, a empresa afirmou que a meta da Nestlé de aumentar as vendas de “produtos mais nutritivos” em 50% até 2030 era inadequada. Isso ocorreu, em parte, porque a ShareAction disse que a Nestlé poderia potencialmente atingir a meta incluindo as vendas de café e alimentos para bebês, que os modelos de perfil nutricional não consideram como nutritivos.

Embora tenham ocorrido discussões com a Nestlé desde então, as empresas chegaram a um impasse, segundo Maria Larsson Ortino, gerente global sênior de ESG da LGIM.

“A empresa afirma em sua declaração de missão que seus produtos têm ‘o poder de melhorar vidas’, quando na realidade três quartos das vendas globais da Nestlé são produtos não saudáveis contendo altos níveis de sal, açúcar e gorduras”, disse Catherine Howarth, diretora executiva da ShareAction.

Ela acrescentou que, como a Nestlé consistentemente falhou em estabelecer como mudará o equilíbrio de suas vendas para opções de alimentos mais saudáveis, os investidores tiveram que apresentar uma resolução na assembleia anual da empresa.

Conversas estagnadas

A Nestlé disse que a ShareAction está mirando na empresa errada e que “terá que concordar em discordar” com a coalizão de investidores.

A afirmação de que 75% das vendas da empresa são não saudáveis está errada, disse um porta-voz, acrescentando que a Nestlé foi a primeira empresa de alimentos a medir o valor nutricional de todo o seu portfólio contra um sistema de classificação endossado pelo governo.

A empresa também discordou que produtos como café puro ou vitaminas e suplementos devam ser excluídos, pois fazem parte de seu portfólio e são consumidos diariamente pelas pessoas.

“Nosso objetivo é alcançar o sucesso em todos os segmentos de nosso portfólio, garantindo que abordemos de forma responsável as diversas necessidades e preferências de todos os nossos consumidores”, acrescentou.

A Nestlé discordou de vários argumentos apresentados pela ShareAction, disse Pascal Boll, analista da Stifel, principalmente a fração alegada de alimentos não saudáveis dentro do portfólio da empresa.

A fabricante dos doces Quality Street também se opõe “à oposição geral contra produtos de indulgência, que fazem parte da vida das pessoas e podem ser consumidos com moderação”, disse ele.

Publicada originalmente no site Bloomberg Línea