Por Thalita Ribeiro*

Após uma semana do IV Congresso Integra e II Compliance Across Americas muitas informações ainda continuam ecoando e sendo comentadas pelos profissionais que estiveram por lá.

O evento reuniu os principais nomes do mercado e promoveu o intercâmbio de diversas informações relevantes nas áreas de governança corporativa, compliance, gestão de riscos, ética e integridade empresarial.

Foram apresentados painéis que incentivaram a aderência da cultura da ética e da integridade, inclusive abordando formas de como o profissional do compliance deve enfrentar os desafios da profissão.

Durante os três dias do evento, ficou claro que a cultura do compliance precisa ser cada vez mais abordada e difundida entre todos os setores e por isto, os profissionais que pretendem atuar em Pequenas e Médias Empresas, terão um mar de opções a ser explorado, eis que poucas empresas e profissionais do ramo atendem tais demandas.

Visto que todas as soluções em compliance encontradas no mercado ainda são destinadas às grandes empresas e tendo como base o que foi abordado no Congresso, prevejo espaço para novas idéias e soluções focadas nas PME´s , que atualmente representam 27% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Assim, pós Compliance Across Americas, continuo sendo dedicada á promoção da cultura da ética, da integridade e da conformidade focada na implementação e na oferta de soluções para um efetivo Programa de Compliance em Pequenas e Médias Empresas.

O profissional de Compliance que assim também enxergar estará realizando um trabalho de modificação e conscientização que em alguns anos recolocará a acreditação do Brasil frente aos outros países.

Compliance é para todos!

 

 

 

*Thalita Ribeiro é Consultora de Compliance no Ribeiro Rago Advocacia e associada da CompliancePME.

Publicado na CompliancePME em 18 de setembro de 2019