Esse é um tema muito presente hoje em alguns setores da sociedade e especialmente no ambiente organizacional. Quero abordá-lo sob a perspectiva de que não é alvo de badalação e ainda não está no radar da maioria dos bons programas de compliance.

Pense no momento atual. Vivemos em um mundo pós-crise pandêmica, típico dos períodos pós-guerra, que deixou efeitos na psique das pessoas: sensibilidade emocional agigantada, olhar mais egoísta para prazeres individuais e maior negligência com o coletivo – um movimento contraintuitivo. A temperatura está alta.

Competência e coragem são os requisitos necessários para se contrapor a algumas demandas do cliente sempre que atendê-las gere prejuízo no endereçamento de suas necessidades — Foto: Unsplash
Ameaças ainda rondam as cabeças das pessoas. É preciso atenção para essa ameaça. A “guerra” da covid-19 trouxe forte comportamento voltado ao bem coletivo. Com o atual viés, desmancha-se no ar a esperança da primazia do coletivo.

Metaverso? Fuga da realidade? Essa também é uma discussão da qual a maioria não se ocupa. Aliás, o não enfrentamento dos problemas é escape psíquico típico de uma era pós-crise. Na tentativa de escapar da dor, das dificuldades, e ignorando o “outro lado”, a beleza da vida, as pessoas mergulham em um universo paralelo. Aqui entra o chamado “metaverso”. Hoje, aliás, se de algum modo você o questiona, é considerado antigo, dinossáurico…

Recentemente, em conversa com meu amigo Silvio Meira, um craque na seara digital, ele disse: “O metaverso ainda não existe e tem gente dizendo que está nele”. Ele pode afirmar isso, eu não, mas vale a reflexão: seria mais uma demonstração de fuga da realidade ou de incompetência? Há integridade no estímulo a isso?

Dias atrás ouvi relato de uma pessoa por quem tenho muito apreço, presidente de grande empresa: “Não vou mais contratar a empresa X. Eles não têm integridade intelectual. Fazem o que o cliente pede, sem foco no que ele precisa, no que nós precisamos”.

Competência e coragem são os requisitos necessários para se contrapor a algumas demandas do cliente sempre que atendê-las gere prejuízo no endereçamento de suas necessidades.

Não se deseja perder o cliente? Não se quer estressar a relação? Falta robustez técnica para sustentar o que o cliente precisa em vez de fazer o que ele deseja? Se o foco é garantir faturamento a qualquer custo, ou se falta consistência e firmeza na escolha, perigo! Não há espaço para profissionais medianos. São muitas as possíveis razões dessa escolha equivocada, mas a integridade passa longe de todas elas. Quem sabe vale também fazer o mesmo raciocínio para as relações com o seu “chefe”?

Nesse sentido, trago uma oportuna relação entre os dois comportamentos analisados, sempre regados pela cultura brasileira, não negar a realidade e fazer o que deve ser feito – e o momento político-social que nosso país vive hoje. Pergunto: você é consistentemente íntegro como cidadão?

Independentemente das críticas que cada um tenha aos candidatos à presidência, pergunto: a quem servem a guerra, a desunião, a dança política na escolha de x se y for o beneficiado? Essa briga surda e muda tem prevalecido, a despeito da urgência de soluções para problemas como fome, falta de serviços básicos, desemprego? Será que muitos entrariam na polarização de forma ingênua, sem perceber a baixa integridade de interesses ocultos? É integro da nossa parte, “elite” brasileira, ficar à mercê dos acontecimentos e nutrir a desunião? Acorde!

É fundamental perceber que honestidade não é prova de integridade. Vale o mesmo raciocínio quando falamos de discriminação, assédio moral ou sexual, violência e outros comportamentos inaceitáveis. Por fim, é preciso deixar de fugir da realidade, dizer o que precisa ser dito e compreender que não se encontra saída sem união, acolhimento e afeto. É sua vez de agir, é a nossa vez de agir!

Betania Tanure é doutora, professora e consultora da BTA

 

Publicada originalmente no Valor

Publicado na CompliancePME em 22 de setembro de 2022