Publicado na CompliancePME em 23 de fevereiro de 2024

A possibilidade de ter a imagem da marca arranhada em função de negócios ou parcerias fechadas com empresas envolvidas em problemas anteriores com a justiça ou junto a bureaus negativos de crédito, por exemplo, é uma preocupação que tem crescido a cada dia no Brasil nos últimos anos. A constatação é de um estudo feito pelo Kronoos, plataforma SaaS para compliance que realiza pesquisas em milhares de fontes para conferir a idoneidade de pessoas e empresas. De acordo com a legaltech, o volume de pedidos de dossiês de compliance sobre Pessoas Jurídicas registrou um crescimento superior a 40% ao ano nos últimos três anos.

Segundo um levantamento feito pela startup, em 2021 foram realizados 9.109 pedidos de investigações deste tipo, o que significou um crescimento de 41% sobre a quantidade feita em 2020. No ano seguinte, 2022, o Kronoos recebeu 14.293 solicitações, alcançando um montante 40,45% superior ao dos 12 meses anteriores. Finalmente, no ano passado, a plataforma obteve 21034, uma alta de 42,17% em relação a montante do ano anterior.

“Em termos de volumes absolutos, a demanda por dossiês de compliance de empresas registrou um salto superior a 230% entre 2021 e 2023, o que demonstra uma evolução exponencial da conscientização no ambiente de negócios brasileiro sobre a necessidade e as vantagens de, antes de estreitar qualquer tipo de relacionamento, conhecer a fundo a condição de idoneidade dos futuros parceiros”, afirma o CEO do Kronoos, Alexandre Pegoraro.

Para a realização dos dossiês de compliance, o Kronoos usa mineração de dados com objetivo de confrontar grandes conjuntos de informações para identificar anomalias, padrões e relacionamentos. Esse trabalho é feito por sistemas inteligentes que combinam Big Data Analytics, estatística, inteligência artificial e machine learning para gerar análises úteis para os objetivos dos usuários.

“A grande vantagem é a possibilidade de automatizar a busca e compilação de dados em diversos bancos de dados nacionais e internacionais. A tecnologia viabiliza investigações em mais de 3.500 fontes com o resultado da pesquisa sendo entregue em menos de 1 minuto”, conclui.

Ao todo, ao longo de 2023, o Kronoos realizou 49.884 investigações entre Análises de Crédito de Pessoas Físicas, Análises de Crédito Pessoas Jurídicas, Dossiês de Compliance Pessoas Físicas, Dossiês de Compliance de Pessoas Jurídicas, Dossiês Globais, Localizadores de Veículos e Aeronaves e Relatórios Veiculares completos.

 

Publicada originalmente no site Monitor Mercantil