Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) entregou, no auditório da ApexBrasil, em Brasília, o certificado para as empresas e cooperativas agropecuárias ganhadoras da 6ª edição do Selo Mais IntegridadeConjunto de escolhas que estejam em sintonia com as crenças pessoais e os valores da empresa, prezando pela ética nas tomadas de decisões.. Criado em 2018 pelo Mapa, o selo é um reconhecimento para empresas que desenvolvem boas práticas de integridade com enfoque na responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e éticaConjunto de ações normativas que guia o comportamento de uma organização ou de um indivíduo, estabelecendo boas relações sociais. A ética é o estudo da moral..
As empresas são premiadas em duas categorias distintas: o Selo Verde, para as empresas que recebem sua primeira certificação; e o Selo Amarelo, para aquelas que reafirmam as boas práticas em sua gestão. Nesta edição, 27 organizações foram premiadas, sendo 11 premiadas com o Selo Verde e 16 com o Selo Amarelo.
Na cerimônia, o secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, destacou que “o Mapa está empenhado cada vez mais em auxiliar todos os empreendedores do agro brasileiro e de todos os setores produtivos a estarem proporcionando mais desenvolvimento na economia nacional”.
Irajá ressaltou também a relevância do Selo Mais Integridade e parabenizou os vencedores. “É um dos projetos mais importantes do Mapa e do Brasil. Nós sabemos do exercício de superação que cada empreendedor realizou para vencer esse desafio, e estar hoje recebendo esse prêmio. É um trabalho de equipe, de muita dedicação, organização e comprometimento para alcançar esse resultado”, disse.
Entre os benefícios que podem ser alcançados pelas premiadas estão: o reconhecimento de possíveis parceiros internacionais; o aumento motivacional da equipe e prestadores de serviços; melhor classificação de riscoQuantificação e qualificação da incerteza, tanto no que diz respeito a perdas quanto aos ganhos, com relação aos acontecimentos planejados. É um desvio em relação ao esperado. É uma incerteza... em operações de crédito junto às instituições financeiras oficiais; maior engajamento com outras corporações nacionais que se relacionam com o mercado internacional e precisam comprovar a prática de ESGESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de... (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, em português).
Durante a cerimônia, o ComitêGrupo de pessoas escolhido para análisar assuntos específicos, podendo ser composto por membros externos da empresa; Gestor do Selo Mais Integridade premiou as quatro empresas escolhidas pelo mesmo por boas práticas.
Veja a lista das empresas premiadas em 2024:
Selo Verde
- AGROSB AGROPECUARIA S.A.
- BAYER S.A
- BP BUNGE BIOENERGIA S.A.
- COCAMAR COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL
- ELANCO BRAZIL HOLDINGS LTDA
- ELDORADO BRASIL CELULOSE S.A.
- FMC QUÍMICA DO BRASIL LTDA
- FOSNOR- FOSFATADOS DO NORTE-NORDESTE S.A
- ITAUEIRA AGROPECUÁRIA S.A.
- M CASSAB COMERCIO E INDUSTRIA LTDA
- VOSSKO DO BRASIL ALIMENTOS CONGELADOS LTDA
Selo Amarelo: 1ª premiação
- AGROBIOLÓGICA SOLUÇÕES NATURAIS LTDA
- AGROBIOLÓGICA SUSTENTABILIDADE S.A.
- ALIANÇA AGRICOLA DO CERRADO S.A.
- BASF S.A.
- GIRASSOL AGRICOLA LTDA
- LATICINIOS BELA VISTA S.A.
- OURO FINO QUIMICA S.A.
- SINAGRO PRODUTOS AGROPECUARIOS S.A.
- SUINCO – COOPERATIVA DE SUINOCULTORES LTDA
Selo Amarelo: renovação
- ADECOAGRO BRASIL PARTICIPAÇÕES S.A.
- AMAGGI EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO LTDA
- BEM BRASIL ALIMENTOS S.A.
- SAO SALVADOR ALIMENTOS S.A.
- SINERGIA AGRO DO BRASIL LTDA
- UPL DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO DE INSUMOS AGROPECUARIOS S.A
- VITTIA S.A.
Boas Práticas
-
- Sustentabilidade Ambiental: UPL DO BRASIL INDUSTRIA LL COMERCIO DE INSUMOS AGROPECUARIOS S.A.
- Integridade e Ética: OURO FINO QUIMICA S.A.
- Responsabilidade Social: BALDONI PRODUTOS NATURAIS COMÉRCIO E INDUSTRIA
- Sustentabilidade Ambiental: TRÊS TENTOS AGROINDUSTRIAL S.A.
Publicada originalmente no site Primeira Hora