Publicado na CompliancePME em 14 de março de 2024

O TCU (Tribunal de Contas da União) lançou um novo índice para avaliar a governança da União que irá abranger ações ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa). O lançamento foi realizado na manhã desta 5ª feira (7.mar.2024), em um evento em Brasília. 

Chamado de iESGo, o índice substituirá o IGG (Índice de Governança e Gestão) e deve considerar e fiscalizar as ações de sustentabilidade e meio ambiente promovidas por instituições federais. A medida segue as determinações dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

“Isso revela o atual estágio de maturidade de atuação do nosso tribunal. Ao incorporar as práticas ESG, na avaliação do TCU, não apenas nos alinhamos nas tendências globais, mas também incentivamos um novo padrão de racionalização e excelência na governança pública”, afirmou Bruno Dantas, presidente da Corte de Contas. 

Segundo Dantas, mais de 200 mil dados de 382 instituições federais devem ser analisados. Ele ainda afirmou que a medida profissionaliza o poder público e exaltou a aproximação com tribunais de contas dos Estados.  

“A ideia é que as práticas administrativas cotidianas incorporem ações que promovam resultados públicos alinhados às necessidades ambientais. O TCU assume a responsabilidade de induzir a profissionalização da administração pública federal”, disse. 

“Mas não nos limitamos ao federal, temos nos aproximado muito dos tribunais de contas dos Estados porque desejamos levar para Estados e municípios o padrão de excelência que temos aqui no tribunal”, completou.

Publicado originalmente no site Poder360